_Destaque

MTur e Iphan entregam restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Marechal Deodoro (AL)

Ministro Gilson Machado Neto visitou também outras edificações que estão em obras na cidade

Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao MTur e à Secretaria Especial da Cultura, entregaram nesta segunda-feira (14.06), em Marechal Deodoro (AL), a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, importante edificação para a cultura e o turismo local. Participaram da cerimônia o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; a presidente do Iphan, Larissa Peixoto; o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, o Cacau; o deputado federal Marx Beltrão; além de vereadores da cidade e de parlamentares da região.

A restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário contou com R$ 1,7 milhão do Iphan. A edificação já existia por volta de 1777 sob a forma de capela. Registros mostram que a construção do atual templo, maior que o anterior, foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário para ser frequentada por escravos e ex-escravos.

O ministro Gilson Machado Neto destacou o potencial de Marechal Deodoro para o turismo e a cultura da região. “É uma cidade que dispensa comentários, que respira cultura e tem a parte musical também, com as fanfarras, as orquestras”, disse. “E na parte de resgate histórico, tem as catedrais, as igrejas e seus vários monumentos e prédios históricos. Então a gente vê a cidade com muito carinho tanto é que o aporte é diferenciado. E, através desses investimentos, nós vamos viabilizar os equipamentos históricos para visitação, para que agregue mais valor ao turismo do estado de Alagoas e do Nordeste”, completou.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, ressaltou a importância de obras de restauração para o Brasil e para destinos emblemáticos do país. “O Iphan investiu, ao todo, mais de 15 milhões em Marechal Deodoro. São 12 obras, como igrejas, o convento e a requalificação de praças. É muito bom poder trabalhar a cultura aqui de Marechal e agregar valor também ao turismo. Para a gente é uma honra fazer parte dessa história”, declarou.

VISITAS – Na chegada a Marechal Deodoro o ministro Gilson Machado Neto e a presidente Larissa Peixoto vistoriaram obras em edificações que contam com recursos do MTur e do Iphan. De manhã, passaram pela Igreja do Senhor do Bonfim, primeira igreja construída no município. Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas conhece-se o fato de o patrimônio ter sido estabelecido por Diogo Soares da Cunha, no ano de 1611. Sua fachada tem influência das igrejas franciscanas de outras cidades da região Nordeste.

Em seguida, a comitiva do governo federal esteve na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, monumento que teve sua pedra fundamental lançada em 1757. Em 1819 recebeu a imagem grande que fica no altar. E em 1860 sua obra foi dada como concluída.

Ainda na cidade, o ministro visitou a obra de urbanização da orla da Praia do Francês, que conta com recurso do MTur. Por fim, prestigiou  a Cocada Cultura, equipamento gastronômico e cultural às margens da rodovia AL-101, no povoado da Massagueira. O espaço teve investimento do governo federal e tem proporcionado mais segurança e renda a população local.

MACEIÓ – O ministro do Turismo visitou na capital alagoana a Igreja Bom Jesus dos Martírios. O prédio possui fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica. Localizada no Centro de Maceió, a Igreja é o único templo do Nordeste a apresentar este arranjo singular de características.

Mais do que um monumento notável do ponto de vista arquitetônico, a edificação é um espaço de convivência e religiosidade para os moradores. O Iphan investe aproximadamente R$ 4,7 milhões em obras na Igreja para devolver este ícone restaurado para a comunidade e visitantes.

Por Rafael Brais

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

SOBRE O VOENEWS

VOENEWS – Notícias do  Turismo é de responsaabilidade da empresa: MP&F Assessoria e Consultoria em Turismo e Marketing, inscrito no CNPJ: 24.060.077/0001-15

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo