Cias Aéreas

Voo cancelado: e agora, o que eu faço?

Ter o voo cancelado é uma situação desagradável, mas que pode ser simplificada com a proteção do seguro viagem e outras atitudes básicas do viajante. Mesmo que você se organize para não acontecer imprevistos, alguns problemas estão fora do nosso controle, principalmente quando diz respeito ao transporte.

Em época de pandemia, as portas dos países podem se fechar a qualquer momento para turistas estrangeiros e você ter o seu voo cancelado. Ou também situações naturais, como chuvas fortes e nevascas, podem atrapalhar o decolar e o pouso de um avião.

O maior problema em relação ao voo cancelado é a forma repentina como é comunicado. Muitas vezes o passageiro já está no aeroporto esperando para viajar e recebe a notícia, o que gera desespero pela falta de orientação sobre como proceder nessas situações. Por isso, neste artigo vamos fazer um guia prático de como agir nessas ocasiões.

Se você quer se prevenir desse tipo de imprevisto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Tive meu voo cancelado: o que preciso fazer?

Ter um voo cancelado pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo que as companhias aéreas tenham recursos para superar problemas climáticos, autorização prévia para viajar entre países durante a pandemia e outras questões importantes, ainda acontecem cancelamentos no lugar de reagendamento. 

Essa situação é bastante comum, porém complexa. Além de gerar frustração, já que os passageiros normalmente se encontram nos aeroportos esperando para embarcar, com família, amigos e todos os acessórios como bagagem de mão e documentos, deixa-os perdidos sobre como agir diante dessa situação.

A falta de informação pode ser o fator mais desesperador quando o voo é cancelado. Por isso, separamos aqui algumas atitudes básicas para que você já tenha em mente se acontecer esse imprevisto, além de quem você deve contatar nessas horas.

Veja se a empresa irá realocá-lo

A primeira atitude que você deve tomar diante desse imprevisto é verificar se a empresa aérea realmente cancelou o voo. Quando ocorrem problemas climáticos, é comum que as companhias somente reagendem a viagem para outro horário ou para o dia seguinte.

Confirmaram o cancelamento? Veja se a empresa então irá hospedá-lo no lugar que se encontra ou se irão pagar alguma estadia até o problema ser resolvido. Se você estiver longe de casa, é provável que eles tomem essa atitude para que você não fique desamparado.

Entre em contato com com a seguradora

Se você fez um seguro viagem internacional ou nacional, é importante entrar em contato com a central de atendimento e relatar a situação. As operadoras são obrigadas a tomar medidas em relação a esse problema, principalmente se você estiver fora do país.

O seguro pode cobrar da companhia aérea que tome medidas para realocar o passageiro em outro voo ou até mesmo cobrir uma viagem para que ele tenha o seu destino completo. Mas é preciso, antes de contratar a proteção, ver se o seu plano oferece essa assistência e quais atitudes a empresa normalmente toma. 

Avise familiares ou pessoas próximas

É fundamental também avisar os familiares ou às pessoas próximas sobre o voo cancelado. Muitas vezes o passageiro já fica transtornado com a situação e acaba tomando atitudes erradas, como sair do aeroporto e alugar um hotel por conta própria, comprar uma passagem sozinho, entre outros. 

A comunicação com essas pessoas irá tranquilizá-lo no primeiro instante. Mas falar com os familiares é importante até mesmo para dar um norte sobre o que está acontecendo e não deixar todos preocupados com o cancelamento. 

Como faço para reagendar a viagem?

Tomei todas as precauções indicadas para esse tipo de situação, mas e agora? O que devo fazer para reagendar a minha viagem?

Se você já viu a nota oficial da companhia aérea, fez o seu primeiro contato com a seguradora e comunicou-se com a sua família e pessoas próximas, agora é a hora de procurar o reagendamento do voo cancelado.

Para isso você pode seguir as seguintes instruções:

  • Veja se a companhia aérea irá dar assistência com a estadia até o próximo voo e se cobrirão os valores gastos pelo passageiro por causa do imprevisto;
  • Se você tiver um seguro viagem, fale com a empresa e veja se ela irá ceder um novo voo gratuito para você ou se tomará alguma outra providência;
  • Evite se deslocar do aeroporto a todo momento, pois a companhia aérea pode reagendá-lo para outro voo a qualquer momento;
  • Fique calmo e busque estar com os documentos sempre em mãos.

O cancelamento de voo realmente é uma situação complicada, mas não se compara a outras burocracias, como retirada de passaporte, agendamento de viagem para trabalho e outros. Você deve, antes de tudo, manter a calma e entender que o problema será resolvido.

Conclusão

Com esse guia prático de como agir diante de um voo cancelado fica muito mais fácil entender quais atitudes tomar, não é mesmo? Apesar de ser uma situação desanimadora, imprevistos acontecem e você deve estar preparado para isso.

Contratar um seguro viagem é uma forma de evitar grandes dores de cabeça em relação a esse tipo de problema, mas você deve estar preparado também emocionalmente para lidar com ocasiões inesperadas.

Se você curtiu o assunto e quer saber mais sobre viagens, seguros e outros temas semelhantes, continue no nosso blog e leia mais!

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo