_Destaque

ANAC divulga as principais ações realizadas pela Agência em 2020

Pandemia provocada pelo novo coronavírus exigiu da ANAC decisões céleres para a continuidade dos serviços aéreos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulga, nesta segunda-feira (10/5), o Relatório de Gestão e Atividades 2020 (clique no link para acessar). O documento apresenta o balanço das principais ações e resultados obtidos pela Agência ao longo do ano passado. Embora tenha sido um ano totalmente atípico, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Agência alcançou números positivos, que contribuíram para o fortalecimento do setor de aviação civil.

A pandemia – declarada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – impôs restrições a todos os setores da economia mundial e em especial ao setor aéreo. Os desafios impostos, em decorrência da grave crise sanitária, exigiram da Agência tomada de ações de forma célere e com alcance a todos os seus regulados, a fim de amenizar os impactos no setor e garantir a continuidade das operações com segurança.

Entre as principais ações adotadas pela ANAC em 2020 estão: estabelecimento da malha aérea essenciala prorrogação da validade de habilitações e certificados dos profissionais que atuam na áreaa flexibilização da regra de slotsa liberação do transporte de cargas em cabines de passageiros e do uso de cápsula de isolamento para transporte de vítimas da Covid-19, a autorização para pouso de helicópteros em local não cadastrado e para alterações em aeronaves para transporte de vítimas do novo coronavírus, a publicação de regras especiais para transporte de passageiros (flexibilização da Resolução nº 400), entre outras –  clique nos links para saber mais.

A adoção dessas medidas serviu para reafirmar o grau de maturidade, comprometimento e responsabilidade dos profissionais que atuam na Agência e em todo o modal aéreo.

Além das ações desenvolvidas pelo corpo técnico da Agência para assegurar a continuidade do setor e promover sua retomada, as atividades realizadas no dia a dia apresentaram resultados importantes ao longo do ano passado, entre os quais destacam-se importantes ações de fiscalização do setor, certificações de produtos aeronáuticos, certificações aeroportuárias, emissões de licenças para os profissionais de aviação civil, bem como a publicação de Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) e Resoluções.

Destaque também para o Programa Voo Simples, produto de uma parceria entre a ANAC e o Ministério da Infraestrutura, que tem promovido a atualização de normativos com objetivo de simplificar, desburocratizar e atrair investimentos para a aviação civil brasileira, mantendo os altos níveis de segurança exigidos.

Dentre os produtos já entregues pela ANAC no âmbito do Voo Simples, destacam-se:

  • Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e uso de documentos digitais: redução de custos e agilidade aos serviços;
  • Proposta para alteração do RBAC 61 – Licenças, habilitações e certificados para pilotos e sobrevoo de experimental: harmonização de regras mantendo a segurança;
  • Comercialização de cursos não certificados: simplificação de exigências desnecessárias;
  • Pistas da Amazônia Legal: reconhecimento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI);
  • Mecânico e pouso aeroagrícola: regulação mais adequada ao ambiente; e
  • Empréstimo de ferramentas e intercâmbio de aeronaves: aproximação dos nossos regulados para esclarecer processos.

Ainda, em dezembro de 2020, a ANAC publicou o edital da 6ª rodada de concessões aeroportuárias, por meio do qual foi realizada à iniciativa privada a outorga da exploração dos aeroportos de Curitiba/ PR, Foz do Iguaçu/PR, Navegantes/SC, Londrina/PR, Joinville/SC, Bacacheri/PR, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS, formando o Bloco Sul; dos aeroportos de Goiânia/GO, São Luís/MA, Teresina/PI, Palmas/TO, Petrolina/PE e Imperatriz/MA, formando o Bloco Central; e dos aeroportos de Manaus/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Tabatinga/AM, Tefé/AM e Boa Vista/RR, formando o Bloco Norte. Juntos esses aeroportos representam 11% do total do tráfego de passageiros.

Relatório de Gestão e Atividades 2020 está disponível para consulta na página da ANAC na internet (clique no link para acessar), bem como as edições dos relatórios de anos anteriores.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo