ENTIDADES DE CLASSE

ABIH-RJ comemora MPs do novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Nesta quarta-feira (28/04), foram publicadas no Diário Oficial da União as Medidas Provisórias 1.045/2021 e 1.046/2021, ambas reeditadas e integrantes do novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A iniciativa traz medidas trabalhistas para o enfrentamento à Covid-19, no intuito de garantir a continuidade das atividades empresariais, com permissão de redução de salários e suspensão de contratos de trabalho, e alteração do regime de trabalho. As MPs estão em vigor e as empresas já podem aderir aos respectivos acordos.

O setor hoteleiro comemorou a publicação das MPS, que garantirá um fôlego para a atividade. É sabido que o turismo e a hotelaria estão entre os principais pilares de desenvolvimento, movimentando mais de 500 outras atividades econômicas de forma direta, indireta e complementares. A rede hoteleira é protagonista neste cenário, sendo uma das atividades que mais emprega e recolhe impostos do estado.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel, as medidas anunciadas pelo Governo Federal são fundamentais para que os meios de hospedagem consigam manter suas operações, tão prejudicadas pelo recrudescimento da pandemia. “O setor hoteleiro foi um dos mais impactados pela crise sanitária. A prorrogação dessas medidas será de extrema importância para garantirmos a manutenção dos postos de trabalho e desafogar nosso fluxo de caixa. Esta medida do governo já era esperada, e, inclusive, pleiteamos alguma contrapartida dos governos federal, estadual e municipal na flexibilização dos impostos.”, ressalta Paulo Michel.

Em mais de um ano de pandemia, o setor hoteleiro carioca acumula queda drástica nas médias de ocupação e, hoje, trabalha com oferta de leitos limitada, de acordo com as orientações das prefeituras locais. A suspensão do turismo de eventos e o congelamento da chegada de turistas internacionais torna o cenário ainda mais preocupante. Pelo menos 25% dos postos de trabalho no setor foram suspensos, permanente ou temporariamente. A recuperação total do setor pode demorar até quatro anos e está diretamente ligada à agilidade das campanhas de vacinação.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo