Tecnologia

Aeroporto de Narita, Amadeus e NEC inauguram 1º processo de embarque biométrico do Japão

Narita International Airport Corporation capacita os passageiros a ir do check-in ao embarque usando biometria, eliminando a necessidade de apresentar continuamente passaportes e cartões de embarque

Check-in, verificação de passaporte e embarque usando documentos de papel podem ser processos frustrantes e complicados, que contribuem para a desorganização dos aeroportos e provocam muitas interações físicas. Felizmente, os passageiros do aeroporto de Narita logo serão capazes de completar todas as etapas da jornada simplesmente apresentando seu rosto para uma câmera, graças ao grande desenvolvimento da tecnologia biométrica da Amadeus e da NEC Corporation.

A nova experiência da Narita International Airport Corporation (NAA) conta com passageiros fazendo o check-in em um dos vários novos quiosques biométricos onde a imagem facial dele é capturada e verificada em seu passaporte. Uma vez que o processo de verificação é concluído, a bagagem é deixada de forma rápida e fácil em uma unidade Auto Bag Drop (ABD), com os passageiros automaticamente reconhecidos pela câmera embutida na unidade, conforme eles se aproximam.

A passagem pela segurança e o embarque são simples: o rosto do passageiro é reconhecido quando se aproximam dos e-Gates de segurança de Narita e os e-Gates de embarque, ambos equipados com câmeras que validam automaticamente a identidade do passageiro e sua permissão para voar. Novamente, os passageiros não precisam mostrar documento físico algum.

O novo processo biométrico iniciado no Aeroporto de Narita está usando o IATA One ID. Após testes bem-sucedidos, ele será adotado como o novo padrão para todas as partidas internacionais.

A ICM Airport Technics, uma empresa Amadeus, forneceu os quiosques e unidades ABD equipadas com câmeras biométricas e softwares de aplicação, que funcionam em conjunto com o sistema de reconhecimento facial da NEC.

Masato Kitagawa, Gerente do Departamento de Engenharia de Sistemas Mecânicos da Narita International Airport Corporation afirma: “Todos no Aeroporto de Narita estão orgulhosos de ter realizado o primeiro processo de partida biométrica de ponta a ponta do Japão. Nossos passageiros se beneficiarão de uma experiência automatizada e “touchless”, que aumenta a segurança e a conveniência. A tecnologia biométrica é uma ferramenta incrivelmente poderosa e fundamental para enfrentar os desafios colocados pela COVID-19.”

Richard Dinkelmann, CEO da ICM Airport Technics, uma empresa Amadeus, comenta: “Este foi um projeto extremamente gratificante, que resultou no software de reconhecimento facial da NEC implantado no hardware líder de mercado da Amadeus pela primeira vez. Trabalhamos juntos para criar um processo de embarque sem contato e cumprir os requisitos da Narita International Airport Corporation e do governo japonês.”

Takumi Otani, Gerente de Projeto da 2ª Divisão de Soluções de Infraestrutura da Cidade, NEC Corporation acrescenta: “Este projeto mostra que a tecnologia biométrica é muito mais confiável, eficiente e conveniente do que documentos de viagem em papel. Foi um prazer trabalhar com a Amadeus como parte deste importante projeto para entregar um processo de embarque ‘touchless’. Esperamos colaborar ainda mais à medida que ajudamos mais aeroportos japoneses a adotar o novo One ID para partidas biométricas”.

O novo serviço contribui para a retomada das viagens, que foram impactadas pela COVID-19, no Aeroporto de Narita, eliminando a necessidade de os passageiros terem interação pessoal, ao mesmo tempo que elimina virtualmente a necessidade de se tocar no hardware de autoatendimento. A solução também reduz o tempo gasto em cada ponto de checagem, ajudando o aeroporto de Narita a cumprir seus objetivos de distanciamento social. O aeroporto atendeu aproximadamente 45 milhões de passageiros em 2019 e é um importante hub para companhias aéreas, incluindo a Japan Airlines e a All Nippon Airways.

Na Amadeus, garantir viagens ininterruptas e seguras de ponta a ponta para os passageiros é uma das principais prioridades. É por isso que a Amadeus está desenvolvendo soluções que utilizam biometria e tecnologias de gerenciamento de identidade digital, para otimizar a experiência do passageiro em cada ponto de contato.

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