_Destaque

Conheça São Luís (MA) pela ótica do fotógrafo francês Pierre Verger

Exposição com fotos inéditas de Pierre Verger disponível gratuitamente

A partir de HOJE o público pode conferir 80 registros do fotógrafo francês – alguns nunca divulgados – em sua passagem pelo Maranhão

Exposição com fotos inéditas de Pierre Verger disponível gratuitamente

A partir de HOJE o público pode conferir 80 registros do fotógrafo francês – alguns nunca divulgados – em sua passagem pelo Maranhão

A partir de hoje (terça, dia 16) uma exposição de 80 fotos do francês Pierre Verger durante sua passagem pelo Maranhão no fim dos anos 40, selecionadas pela curadora e historiadora Paula Porta, em parceria com a Fundação Pierre Verger, está disponível no site do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM (www.ccv-ma.org.br).

Na exposição virtual ‘Maranhão por Pierre Verger’ o público pode ver através dos registros de Verger – até agora pouco conhecidos – um Maranhão de metade do século XX, com suas tradições religiosas e atividades econômicas, em cotidiano de resistência, ampliando a compreensão sobre a religiosidade, trabalho, arte, filosofia e tantos outros aspectos formadores de nossa cultura, herança do Atlântico Negro. É um material quase todo inédito, já que apenas 20 dessas fotografias chegaram a compor exibições ou foram publicadas em livros. “Esta exposição procura ampliar o acesso do público ao acervo de imagens históricas sobre o Maranhão e, mais uma vez, celebrar a força da cultura negra em nosso país, legado de culturas africanas que ainda não conhecemos tanto como deveríamos, mas que Pierre Verger nos ajudou a enxergar, compreender e valorizar”, afirma Paula.

‘Maranhão por Pierre Verger’ tem projeto expográfico assinado pelo diretor e coordenador artístico do CCVM, o arquiteto Gabriel Gutierrez, que utilizou tecidos tingidos com cascas de mangue vermelho, numa alusão às velas das embarcações tradicionais utilizadas por pescadores do Maranhão. A produção dos tecidos foi realizada pelo Estaleiro Escola do Maranhão, unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que capacita seus alunos a atuarem na produção artesanal de embarcações, com o diferencial de disponibilizar nos cursos importante acervo de ferramentas utilizadas durante séculos na carpintaria naval do Estado.

Sobre Pierre Verger

Pierre Verger foi um consagrado fotógrafo, pesquisador, etnólogo, antropólogo e que também atuou como roteirista. Nascido em Paris, na França, iniciou sua carreira quando aprendeu a fotografar aos 30 anos. Sua obra fotográfica, baseada nas mais de 64.000 fotografias cadastradas em seu acervo, foi construída a partir das viagens que ele fez aos cincos continentes entre o ano de 1932 e o final dos anos 1970. Seus primeiros registros foram da viagem feita ao Taiti e sua primeira exposição veio a acontecer dois anos depois, em sua cidade natal. Durante sua jornada profissional, Pierre Verger despertou grande interesse pela cultura afro-baiana, investigando relações culturais e religiosas entre o Brasil e o continente africano. Tudo começou em 1935, em sua primeira viagem à África, onde passou por países como Mali, Benin, Togo, Níger e Argélia. Em 1940, chegou ao Brasil onde, seis anos depois, fixou residência na Bahia. Ao perceber a forte influência africana no estado e o papel da crença nesta resistência identitária, focou-se em documentar e pesquisar sobre a cultura afro-baiana e suas religiões. Especificamente no Maranhão, Pierre Verger chegou em 1946, no momento em que começou a se aprofundar em uma pesquisa e escrita sobre a relação África-Brasil, passando a desenvolver artigos relacionados às suas fotos. Nesta época fotografou tambores de crioulo e a festa do Divino Espírito Santo e também realizou registros foto-jornalísticos para O Cruzeiro, revista carioca, sobre a pesca do tubarão e extração do coco-babaçu. Os textos e as fotos de Verger foram publicados em mais de 100 livros, de 1936 até a sua morte, em 1996. Além destes trabalhos como fotógrafo e pesquisador, Verger participou, nos anos 70 e 80, de alguns documentários de temáticas afro-brasileiras como roteirista, entrevistado ou conselheiro científico.

Serviço

O quê: Exposição Maranhão por Pierre Verger
Quando: A partir de hoje, terça 16 de março de 2021
Onde: www.ccv-ma.org.br

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo