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Atendimento ao turista CAT já atendeu mais de 300 pessoas em apenas 20 dias de funcionamento

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, reabriu há 20 dias o Centro de Apoio ao Turismo, localizado na praia de Tambaú, uma das áreas de maior fluxo de turistas na orla marítima da capital paraibana. Nesse período, mais de 300 pessoas procuraram obter algum tipo de informação sobre a cidade, roteiros, restaurantes, comércio e pontos turísticos.

O CAT estava fechado havia quase 10 meses e ocupado por moradores de rua e até viciados em drogas. Em apenas uma semana de gestão, a Setur conseguiu reabrir o equipamento, ampliando também os serviços prestados à população que reside em João Pessoa. Além de técnicos da Setur, o local disponibiliza serviços de várias secretarias, a exemplo do Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Emlur.

O local também ganhou reforço na segurança. Uma equipe da Guarda Municipal, que deve ser transformada em guarda especializada no atendimento ao turista, permanece 24 horas do dia, apesar do atendimento no CAT ser feito no horário das 9h às 21h, todos os dias da semana.

A partir da primeira semana de reabertura, o CAT já atendeu turistas oriundos de várias cidades brasileiras, principalmente de Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE). De acordo com a coordenadora do Centro, Shirley Fernandes, a maioria dos turistas pergunta sobre os locais de serviços básicos como farmácias, alimentação e locais seguros para visitarem em meio à pandemia do covid-19.

Perguntam muito também sobre as praias próprias para o banho e locais seguros para a compra de passeios. Sempre orientamos as empresas que estão inseridas no Cadastur, do Ministério do Turismo, e temos a orientação direta do Sindicato dos Guias da Paraíba para que isso seja feito”, afirmou a coordenadora.

 

Setur faz pesquisa para ter banco de dados

Assim que o CAT foi reaberto, a Secretaria de Turismo deu início a um trabalho de coleta de dados sobre os turistas que visitam a capital paraibana. Técnicos da Setur abordam os turistas e aplicam um questionário com diversas perguntas para definir o perfil dos visitantes. De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, a base de dados servirá para que a prefeitura tenha conhecimento do perfil das pessoas, de onde elas são, onde se hospedam, quais o meio de transporte utilizam, a faixa etária, grau de instrução, entre outros.

Com essas informações, pontuou o secretário, será possível, além de traçar esse perfil, estabelecer futuras ações de marketing e definir uma nova política de turismo. O questionário pode definir se as pessoas visitam a cidade em família ou sozinhas, se vem a lazer ou a trabalho, quais as faixas etárias delas, onde gastam e quanto, que meio de transporte utilizaram para chegar na cidade.

 

CAT Móvel nos principais pontos turísticos

Além do Centro de Apoio ao Turismo em Tambaú, a Secretaria de Turismo colocou nos principais pontos turísticos da cidade uma equipe para informar e orientar os turistas. Por meio do CAT Móvel, turismólogos atendem aos turistas e também distribuem material institucional de divulgação com todos os roteiros possíveis para serem feitos em João Pessoa com segurança.

O CAT Móvel circula pelos pontos turísticos de quarta-feira a domingo pela manhã e tarde. Conforme escala definida, os pontos visitados nessa semana são: na quarta, Farol do Cabo Branco e Busto de Tamandaré; na quinta, Hotel Globo; na sexta, Igreja de São Francisco e Busto de Tamandaré; no sábado, Parque da Lagoa e Busto de Tamandaré; e no domingo, Bica e Parque da Lagoa.

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