_Destaque

Evolução de obras do Prodetur na BTS é conferida durante visita técnica

O que antes era sonho transforma-se cada vez mais em realidade. Obras de recuperação e requalificação estão dotando a Baía de Todos-os-Santos de píeres, atracadouros, marinas e terminais à altura de seu status como zona turística de beleza e importância histórica.

Nesta terça-feira (17), o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, fez visita técnica a três dos destinos onde estão sendo construídas as obras – Salinas da Margarida, Mutá e Cacha Prego – para verificar o andamento de cada uma delas, e a previsão é que sejam mesmo concluídas até o final de março de 2021.

As obras fazem parte do Prodetur Nacional Bahia, que prevê uma série de 12 intervenções náuticas e uma cultural, no entorno da BTS. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado.

“Com estas obras o turismo náutico da Baía de Todos-os-Santos dará uma guinada, integrando todas essas marinas e atracadouros em um roteiro que certamente atrairá muitos visitantes à região”, afirmou Fausto Franco.
A visita começou por Salinas da Margarida, município do Recôncavo Baiano que está ganhando uma nova marina, com bares, restaurantes e capacidade para 59 vagas secas e 60 molhadas.

Na vistoria, Fausto Franco foi acompanhado pelo prefeito da cidade, Wilson Ribeiro Pedreira. “Para Salinas, essa obra será uma grande redenção, porque o município tem todo um potencial, e com essa infraestrutura o turismo vai deslanchar”, projeta o prefeito.

Ele espera que, com a marina e outro empreendimento que a prefeitura está desenvolvendo – um resort de 480 apartamentos na Ilha Dourada -, o número de turistas, que estima entre 30 mil e 35 mil durante a alta estação, possa triplicar.

A próxima obra visitada pelo secretário e equipe – o engenheiro Márcio Correia e o historiador Rafael Dantas, da Setur, além de Pedro Júnior, diretor-comercial da Pejota, empresa que realiza algumas intervenções do Prodetur, foi o atracadouro de Mutá, distrito de Jaguaripe.

O prefeito local, Heráclito Arandas, foi representado pelo assessor Zildélio Júnior, o qual revelou que Mutá tem como destaque o turismo ciclístico e de caminhada, enquanto aguarda a inauguração do atracadouro flutuante para consolidar a vocação de sol e mar.

A última parada do giro náutico pela BTS foi à marina de Cacha Prego, na Ilha de Itaparica, que também ganha terminal turístico, centro comercial, restaurante e posto de combustível. No entorno, também serão requalificadas obras já existentes, como um “clube ou pátio comunitário e um anfiteatro conhecido como Cebolão”, informou o engenheiro da Pejota e supervisor das obras, Alexandre Brito.

O prefeito de Vera Cruz (município a que Cacha Prego pertence), Marcus Vinicius, que, junto com os secretários municipais da Fazenda, Adrian Silva, e de Obras, Marcelo Sacramento, recebeu o secretário Fausto Franco, tem projeto de construir uma área social com academias anexas à marina.

“Aqui será o principal vetor de turismo da região; a base náutica vai permitir a roteirização, centralizando as saídas e chegadas de barcos, e nosso plano é promover a integração com outras marinas para obtermos um grande incremento turístico nessa área”, afirmou.

Outro projeto para a obra em Cacha Prego é sua integração à marina de vagas secas (com capacidade para 38 barcos). “O Paraíso é Aqui”, diz Amaro Santana, que já funciona há dez anos no local.

No seu interior, o proprietário guarda, além de embarcações, uma sala de troféus conquistados em competições pela BTS com o barco Cacha Prego. “Este barco foi campeão nove vezes, participando de regatas como a João das Botas e Marcílio Dias”, revelou Amaro Santana.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo