O Grupo LATAM Airlines segue apresentando uma recuperação gradual em sua operação de passageiros nos últimos meses. Em outubro, operou 26,8% de sua capacidade medida em ASK (assento por quilômetro oferecido). Em setembro, esse percentual havia sido de 20% e em agosto foi de 13,9%, sempre em comparação com o mesmo período de 2019. A recuperação do Grupo LATAM vem ocorrendo após uma forte redução na sua operação em abril deste ano (quando operou somente 5,7% da sua capacidade), em função da pandemia de Covid-19.
LATAM Airlines Brasil em outubro
A maior oferta de voos da LATAM em outubro foi impulsionada pelo mercado doméstico no Brasil, que operou 52,6% dos voos do Grupo. Como resultado, a operação no mercado brasileiro foi responsável por 1,2 milhão dos 1,8 milhão de passageiros transportados pelo Grupo LATAM em outubro. Em particular, destaque para o aumento dos voos para a região Nordeste do Brasil.
Em clara recuperação gradual das suas operações, a LATAM Airlines Brasil seguiu fortalecendo as suas operações em outubro para 44 destinos já restabelecidos no País. Já o mercado internacional, que contou com a retomada da rota São Paulo-Cidade do México, segue impactado pelos efeitos da pandemia de Covid-19.
Grupo LATAM Airlines em outubro
Em outubro, o Grupo LATAM Airlines também retomou as rotas internacionais de Santiago (Chile) para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Guayaquil (Equador) e Bogotá (Colômbia), e retomou a operação aérea doméstica e internacional no Peru. No total, a LATAM e suas filiais realizaram 440 voos domésticos e internacionais por semana, superando os 310 voos semanais realizados em setembro, o que representa um aumento de 42%.
Em outubro, a demanda de passageiros medida em RPK (passageiros por quilômetro transportado) representou 22,1% da demanda do mesmo período do ano anterior, resultando em uma taxa de ocupação de 68,1% (14,4 pontos percentuais menor do que no ano anterior).
Com relação à operação cargueira, a ocupação foi de 78,1% (15,5 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano anterior). A LATAM Cargo otimizou ao máximo o uso de sua frota de aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767F e utilizou aeronaves de passageiros para transporte exclusivo de cargas.
A LATAM continua reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação, implementando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias dos países onde atua e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Em todos os voos, é obrigatório o uso de máscara durante toda a viagem, o álcool gel está disponível na cabine e é oferecido um serviço de bordo com menos interação entre a tripulação e os passageiros. Da mesma forma, toda a frota da LATAM está equipada com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), capazes de remover 99,97% das partículas, incluindo vírus e bactérias, graças à renovação do ar a cada 3 minutos, o que garante um ambiente permanentemente higienizado.
Adicionalmente, a LATAM foi a primeira companhia aérea da América Latina a desenvolver “in company” um robô autônomo para a limpeza das aeronaves com raios ultravioleta (UV) – método que elimina até 99,9% dos vírus e bactérias a bordo. O robô foi 100% criado pela LATAM no Brasil, no seu Centro de Manutenção (MRO) de São Carlos (SP).
Sobre o Grupo LATAM Airlines
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos na região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Estados Unidos e Caribe.
O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 787, Airbus A350, A321, A320neo e A319, os modelos mais modernos da categoria.
O Grupo LATAM Airlines é o único grupo de companhias aéreas da América e um dos três no mundo a ingressar no Índice de Dow Jones de Sustentabilidade no grupo World tendo sido reconhecido por suas práticas sustentáveis, com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.
As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago. Em função do processo de Capítulo 11, as ações em forma de ADRs não estão sendo negociados na bolsa de Nova York (NYSE). Desde então, os ADRs da LATAM são negociados nos Estados Unidos da América nos mercados OTC (over-the-counter).
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