_Destaque

Você sabe a diferença entre hotel, pousada, resort e outros tipos de hospedagem?

Temperatura subindo, férias à vista… Começa a dar aquela vontade de viajar, conhecer lugares e culturas novos.  Definido o destino, como escolher o melhor lugar para se hospedar? Um resort completo? Uma pousadinha charmosa? Um hotel perto de todas as conveniências?

Nessa hora, podem surgir algumas dúvidas já que existe uma infinidade de opções. Não há uma regulamentação internacional que estabeleça as diferenças entre cada tipo de hospedagem. No entanto, o Brasil criou em 2011 uma maneira de organizar as categorias, o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), de forma que o turista tenha os serviços adequados de acordo com o que foi contratado. Mas você sabe qual é a diferença entre elas?

Confira aqui cinco tipos de hospedagem e escolha o que mais tem a ver com a sua viagem:  

 

Hotel  

A principal característica de um hotel é oferecer condições para um alojamento temporário – com ou sem alimentação. Outro diferencial é a presença de recepção 24 horas. A medida de cobrança é diária, podendo oferecer pacotes para períodos de estadia. Nesta categoria, existe uma gama de estabelecimentos que também oferecem o turismo de negócios, um serviço especializado em abrigar eventos e outras atividades com foco nas empresas. Os hotéis podem ter classificação de uma até cinco estrelas. Caso não tenha referências sobre o hotel, aposte nas redes conhecidas como Accor, Atlantica e Nacional Inn, que costumam oferecer um serviço padrão.

Resort 

O resort segue basicamente as mesmas características do hotel, porém oferece outros tipos de opções para  lazer e entretenimento, como serviços de estética, atividades físicas, recreação e até parques temáticos para as crianças no próprio empreendimento. Sua marca principal é ser um destino completo, com opções para toda família. Se a ideia é aproveitar para relaxar, um dos melhores resorts do litoral do Brasil, o Casa Grande Hotel, no Guarujá, conta com spa completo com piscina aquecida com borda infinita junto ao watersoaking e academia com vista para o mar, além de experiências de yoga, pilates e acupuntura. O resort oferece, entre outras coisas, um verdadeiro complexo gastronômico com seis restaurantes com culinária de diversas regiões do mundo e três bares. Uma curiosidade: os resorts no Brasil têm classificação a partir de quatro estrelas.

Pousada 

Neste caso, a construção deve ter no máximo 30 quartos e 90 leitos, além disso, não pode ser um prédio, mas sim construções horizontais. Serviços de alimentação e recepção também são oferecidos. Chalés e bangalôs, marcados por muito charme e um ambiente intimista, são variáveis encontradas. Este tipo de estabelecimento está entre os mais buscados no País, pois apresenta um bom custo-benefício e muitas opções. Assim como o hotel, a pousada pode ter classificação entre uma e cinco estrelas.

Cama e café (bed & breakfast) 

Esta classificação é a mais nova e surgiu com o crescimento de hospedagens compartilhadas e oferecidas por aplicativos, como Airbnb. Neste caso, entram os mais variados tipos de estabelecimentos, como casas, apartamentos e chalés. O estilo de hospedagem cama e café é classificado entre uma e quatro estrelas.

 

Hostel 

Este tipo de hospedagem é bastante popular entre jovens aventureiros que querem conhecer muitos destinos, já que oferece as opções mais acessíveis no quesito financeiro. Muitas vezes, os quartos podem ser coletivos e os banheiros compartilhados, mas alguns estabelecimentos oferecem dependências privativas e podem ser uma boa alternativa para conhecer destinos paradisíacos com bom custo-benefício. Uma dica é optar por redes conhecidas e bem avaliadas, como HostelWorld e Hostelling International, que abrigam centenas de estabelecimentos credenciados no Brasil e no mundo.

Agora que você já sabe as diferenças para escolher a melhor hospedagem, é hora de arrumar as malas e colocar o pé na estrada! Boa viagem e aproveite!

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo