O turismo de observação de aves – o chamado birdwatching – tem conquistado notoriedade em pelo menos 50 destinos brasileiros, conforme o Ministério do Turismo. Os estrangeiros formam os maiores grupos, que buscam em áreas remotas a contemplação, o estudo e até por hobby a observação das aves.
Em Maturéia, no Sertão da Paraíba, existem registros de aves que fizeram da Caatinga seu habit e que passou a ser um dos roteiros turísticos explorados na região. Neste final de semana, entre este sábado (31) até segunda-feira (2) – um feriado – estará sendo realizado o evento ‘Passarinhando no Pico do Jabr’e. Todos terão a oportunidade de conhecer as aves da Caatinga e da Mata Atlântica.
Durante os três dias, os turistas e amantes de aves terão uma imersão nesse mundo, com a realização de palestras, observação e caminhadas por trilhas em plena zona da Caatinga paraibana. No Brasil, existem cerca de 1,9 mil espécies de aves, das quais, muitas delas não são encontradas em outros países do mundo.
O evento começa no sábado (31), às 10h30, com uma palestra do guia Wylde Vieira sobre as aves que habitam aquela região de Maturéia. Às 15h, o grupo sai para uma observação de aves na região, acompanhado do guia birdwatching, especilizado em aves e condutores locais nos arredores do Casarão do Jabre.
No domingo (01), as atividades começam logo cedo, às 5h, quando o grupo volta a sair para uma ‘passarinhada’ com guia pela região. Às 13h30 haverá uma nova palestra, que abordará a vida e os costumes das aves da Caatinga. Às 15h todos voltam ao campo para uma nova etapa de observação. Às 20h, após o jantar, o grupo segue para uma área aberta para fazer a observação de aves noturnas.
Na segunda-feira (02) as atividades começam bem cedo também, às 5h. Todos seguirão para a área florestal do Pico do Jabre, que é o ponto culminante da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, localizado em Maturéia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criado para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região. Após essa atividade, que terá duração média de 5 horas, todos retornam para o Casarão do Jabre para almoço, descanso e retorno para as suas residências.
Dicas
Para observar aves é necessário caminhar lentamente e e em silêncio, usar trajes com cores discretas, evitar movimentos bruscos, respeitar uma distância mínima para que o animal não se sinta ameaçado, usar binóculo, estar acompanhado, de preferência, de um guia de aves e começar pelas aves a sua volta. Uma boa opção para quem deseja se iniciar no birdwatching pode ser associar-se a clubes de observadores de aves. O primeiro deles surgiu em São Leopoldo (RS) e acabou disseminando a prática pelo país.
Para informações, basta ligar para (83) 996696466 – 999405446 – 991669565