_Destaque

Grupo Voetur e Forma Turismo assinam “Termo de Cooperação para o Turismo Cívico”

O evento aconteceu na última terça-feira (30/09/2020) na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes em Brasília e teve a finalidade de formalizar acordo entre as partes para trabalho que visa a consolidação do turismo cívico na Capital Federal.

Moisés Ponte – Coordenador Projeto Viaja Brasil

Moisés Ponte que é Coordenador do Projeto Viaja Brasília foi responsável por conduzir a cerimônia, e ressaltou que o Grupo Voetur que foi fundado em Brasília há 36 anos, tem realizado constantes ações e investimentos em prol do turismo cívico, inclusive proporcionando a mais de 300 alunos das escola públicas do Distrito Federal a participação no roteiro Cívico de três dias em Brasília.

Com o interesse de levar o Turismo Cívico para todo Brasil, se fazia necessário que uma empresa com experiência no turismo pedagógico e com presença em todos os estados, participasse do programa. Foi então que a Forma Turismo foi convidada para fazer parte dessa ação que visa trazer o maior número de estudantes das escolas públicas e privadas á Brasília.

Vanessa Mendonça – Secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal

A Secretária de Turismo do Distrito Federal salientou que estamos encerrando o mês cívico, mas as boas notícias e as conquistas continuam.

Foi assinado hoje o Termo de Cooperação entre a Voetur e a Forma Turismo para o desenvolvimento de um projeto da Secretaria de Turismo, voltado para o desenvolvimento do Turismo Cívico Pedagógico, destinado a estudantes de todo o país.

Este é um grande passo para o programa Brasília, nossa Capital – Turismo Cívico Pedagógico, para o Brasil e para o Mundo, que desenvolve ações de promoção de Brasília e que vai trazer para visitas a capital milhares de estudantes e professores de todo o país.

Desde o início da gestão, a Setur-DF vem promovendo importantes ações e projetos de fomento ao turismo cívico em Brasília. O projeto âncora de estruturação desse segmento foi a ressignificação da solenidade da Troca da Bandeira Nacional, que teve seu escopo ampliado para uma Manhã Cívica Cultural. Dentre as ações complementares e a inclusão do mês de setembro no Calendário Oficial do DF como mês do Turismo Cívico.

Com essa união, demos mais um grande passo para esse trabalho. Iremos ampliar o alcance e possibilitar que jovens estudantes de todo Brasil tenham direito de conhecer a capital do seu país, por meio do Turismo Cívico Pedagógico em Brasília, que sempre foi um dos nossos principais compromissos.

Humberto Cançado – Diretor do Grupo Voetur


Representando o Sr. Carlos de Sá, Presidente do Grupo Voetur, o Diretor Humberto Cançado ressaltou que tem a convicção que esse momento é uma realização para o fundador da Voetur, pois o mesmo não mede esforços e recurso para possibilitar o sucesso do Turismo Cívico de Brasília, e acredita que com essa parceria com a Forma Turismo possibilitará a divulgação e comercialização a nível nacional que significa um grande avanço.

Humberto ressaltou que com a participação da Secretaria de Turismo e do Ministério do Turismo, aliado ao trabalho que será desenvolvido pela iniciativa privada, teremos bons resultados, que de fato é o que sempre ocorre quando a iniciativa pública e a privada buscam objetivos comuns e unem suas forças.

O Grupo Voetur continuará apoiando as ações e trabalhando para que o Turismo Cívico se consolide e que tenhamos jovens em Brasília, principalmente aos finais de semana, diminuindo a sazonalidade e movimento hotéis, empresas de receptivos, restaurantes e claro os atrativos turísticos.

Renato Costa – Diretor da Forma Turismo

Renato iniciou sua fala parabenizando a iniciativa em prol do turismo cívico e se sentiu prestigiado por poder fazer parte desse novo momento em que Brasília está passando, e que será um prazer trabalhar para a consolidação deste roteiro.

O Grupo Forma tem experiência de 20 anos e criou o Forma Conhecer, focado na operação de viagens de estudo e trabalhos de campo. O programa atende escolas das redes privada e pública, e estudantes de todas as faixas etárias, do Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de complementar e potencializar o conteúdo aprendido em sala de aula, viabilizando roteiros educacionais de modo que eles sejam incluídos como recursos pedagógicos no plano de ensino previsto pelo professor.

Reinaldo Ferreira – Presidente da ABARE – Associação das Empresas de Receptivos

O Presidente da ABARE agradeceu a oportunidade participar desse momento, mencionou os momentos difíceis pelo qual o turismo está passando e falou que a afirmou que a assinatura do termo entre a Voetur e a Forma Turismo em prol do Turismo Cívico é a realização de um sonho.

O profissional ressaltou as belezas de Brasília e colocou todas as empresas de turismo receptivos de Brasília a disposição para receber com carinho e com serviços de altíssimo nível os estudantes que vierem á Brasília para conhecer a cidade, seus monumentos e sua história.

Maria José – Vice Presidente do sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal

Maria José como sempre fez um discurso emocionado e apaixonado por Brasília, típico de quem vive, conhece, estuda e acompanha os turistas durante passeios na cidade.

A Guia ressaltou que o turismo cívico vem complementar as atividades de sala de aula das escolas, as crianças que vem á Brasília motivadas por esse roteiro vivenciam experiências incríveis, como o funcionamento dos três poderes, inclusive as funções de todos os componentes dos poderem executivo, legislativo e judiciário.

Possibilita também vir a conhecer o funcionamento da sociedade civil organizada, e entender não o porquê da mudança da capital da república para Brasília, mas também toda a história da construção da cidade.

Maria José também ressaltou a cultura, arquitetura e principais atrativos da cidade, afirmando que Brasília é um sítio patrimonial de altíssima relevância e merece ser visitada por todos os estudantes.

Paulo Palhas – Diretor do Brasília & Convention Bureau


O Diretor do Brasília Convention Paulo Palha ressaltou as belezas e monumentos da capital federal, e salientou a importância dessa união das empresas em prol do turismo cívico, que é um produto único de Brasília e tem a capacidade de fazer com que o turismo da cidade seja mais significativo para todos, e colocou o Brasília Convention a disposição para ações que visam promover o turismo da cidade em todos os segmentos.

Fotos: Bruno Ielon

 

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo