_Destaque

Setor aéreo é um dos mais suscetíveis à recuperação judicial nos próximos meses

As empresas do setor automotivo, que inclui fabricantes de peças e componentes, são as mais suscetíveis a enfrentar processos de recuperação judicial e falências por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia, segundo levantamento feito pela Quist Investimentos, especializada em reestruturação de dívidas e assessoramento de reorganização de empresas em dificuldades.

O setor foi o que registrou maior queda de faturamento em abril (88,5%) em universo de 10 setores analisados pela Quist, com base em dados do IBGE e indicadores de entidades ligadas à indústria e ao setor de serviços. “A queda foi muito grande e o setor conta com um conjunto grande de médias empresas que vão ter dificuldade para fazer frente a seus compromissos até a indústria retome o ritmo”, diz Douglas Duek, CEO da Quist, que já atuou na recuperação de mais de R﹩ 150 empresas com dívidas de R﹩ 15 bilhões.

Na análise da Quist, as empresas da cadeia do setor aéreo são as segundas colocadas no ranking de probabilidade de vieram a pedir recuperação judicial, com 71,&% de queda no faturamento em abril, setor que é seguido por tecidos, vestuário e calçados (-60,6%), turismo (-54,6%) e serviços de hospedagem e alimentação (-47,7%).

“Mesmo com a retomada gradual experimentada no mês de maio, estes setores tiveram encolhimento muito profundo e terão muita dificuldade de sair ilesos da crise, mesmo que a economia ganhe fôlego nos próximos meses”, diz Duek, que atualmente está à frente de 46 projetos de RJ com dívidas estimadas em mais de R﹩ 5 bilhões.

O levantamento da Quist vê forte impacto da pandemia no setor editorial (43,4% de queda), na fabricação de produtos têxteis (-38,6%), fabricação de móveis (-36,7%), serviços para as famílias (-31,7%) e fabricação de máquinas e equipamentos (-30,8%). “Vamos assistir a uma avalanche de pedidos recuperação nos próximos meses nestes setores, com o prolongamento da crise”, avalia o executivo.

“Muitos empresários ainda estão se preparando para entrar com pedidos de recuperação judicial. Temos recebido um volume excepcionalmente grande de consultas”, diz Douglas Duek. “Muita gente ainda está buscando alternativas para capital de giro, mas a situação deve se agravar com o decorrer do tempo”.

Sobre a Quist Investimentos

A Quist Investimentos é uma das maiores assessorias de turnaround, reestruturação e recuperação judicial do mercado. Fundada em 2008, a consultoria já participou da recuperação de 150 empresas, com mais de R﹩ 15 em dívidas renegociadas. Atualmente, está à frente de 45 projetos de RJ, com dívidas estimadas em R﹩ 5 bilhões. A operação é conduzida por Douglas Duek, mestre em finanças, com formação em Harvard e na New York University.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo