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Conheça o protocolo para abertura das Agências de Viagens definido pelo Ministério do Turismo

O comércio está voltando a funcionar, porém com algumas restrições, então a ABAV-DF vem transmitir as agências de viagens as informações do protocolo básico definido pelo Ministério do Turismo para a reabertura com segurança dos estabelecimentos, as empresas que estiverem de acordo com todos os itens inclusive estarão aptas a utilizar o selo “Turismo Responsável”

O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

Protocolo Básico

OS ESTABELECIMENTOS DEVEM:

Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;

Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;

Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);

 Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;

Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;

Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;

Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;

Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e

Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

Recomendações Finais

  • Além de seguir os protocolos básicos, deve-se orientar o consumidor a dar preferência aos estabelecimentos/equipamentos que estejam aplicando protocolos de biossegurança.

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