Cias Aéreas

KLM testa taxiamento sustentável de aeronaves em Schiphol

Veículo híbrido reboca aeronaves até o início da pista, que não precisam dar partida nos motores; expectativa é gerar economia de até 85% no consumo de combustível durante o taxiamento

 

A KLM, companhia aérea holandesa, começou hoje a participar de um teste no Aeroporto de Schiphol para testar maneiras sustentáveis ​​de taxiar aeronaves. O processo está sendo realizado com um Taxibot, um veículo de reboque híbrido que, ao contrário dos caminhões normais de pushback, é licenciado para rebocar aeronaves até o início da pista, sem que a aeronave precise dar partida nos motores. A expectativa é reduzir de 50% a 85% o consumo de combustível durante o taxiamento. A operadora do aeroporto disponibilizou o Taxibot para a KLM, Transavia e Corendon para permitir a realização de pesquisas conjuntas sobre formas mais sustentáveis ​​de taxiamento.

Durante o teste de hoje, um Boeing 737 vazio da KLM foi rebocado para a pista. “É importante descobrir até onde podemos reduzir as emissões de CO2 usando o Taxibot”, explicou o gerente de projetos da KLM, Jeroen Jaartsveld. “Também gostaríamos de saber quanto tempo leva para taxiar com o Taxibot, que efeito isso tem na manutenção de motores de aeronaves e como podemos introduzir o taxiamento sustentável com Taxibots em larga escala nas operações diárias de Schiphol”, completa.

Voar com responsabilidade
A iniciativa de sustentabilidade da KLM, Fly Responsibly (Voar com Responsabilidade), lançada no ano passado, incluía um compromisso de reduzir as emissões de carbono durante o taxiamento. Isso contribuirá para a ambição da KLM de reduzir em 15% as emissões totais de carbono da sua frota em comparação com 2005.

Fotos em alta resolução do taxiamento sustentável do Boeing 737 da KLM estão aqui.

 
Sobre a KLM
Há 100 anos, a KLM é pioneira no setor de transporte aéreo e é a companhia aérea mais antiga que ainda opera sob seu nome original. A KLM pretende ser a companhia aérea com mais foco no cliente, inovadora e eficiente, oferecendo um serviço confiável e produtos de alta qualidade na Europa.
A KLM transportou um recorde de 34,1 milhões de passageiros em 2018, oferecendo aos seus passageiros voos diretos para 162 destinos com uma frota moderna de 214 aeronaves. A companhia aérea emprega uma força de trabalho de mais de 33.000 pessoas em todo o mundo. O Grupo KLM como um todo transportou mais de 43 milhões de passageiros em 2017. Além da KLM, o Grupo KLM inclui a KLM Cityhopper, Transavia e Martinair. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor impulsionando a economia da Holanda.

Grupo Air France-KLM
Desde a fusão em 2004, a KLM faz parte do Grupo Air France-KLM. Essa fusão deu origem a um dos principais grupos de companhias aéreas da Europa, com duas marcas fortes operando em dois grandes centros: o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Charles de Gaulle de Paris. O grupo concentra-se em três atividades principais: transporte de passageiros e carga e manutenção de aeronaves. Juntas, as duas companhias aéreas transportam mais 100 milhões de passageiros por ano.
A KLM também é membro da SkyTeam Alliance global, que possui 19 companhias aéreas associadas e uma malha aérea conjunta de 1063 destinos em 173 países.
Para mais informações sobre a KLM, acesse KLM.com, KLM Newsroom, Facebook, Twitter e o Blog.

 

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