AEROPORTOS

Administrado pela Infraero, passageiros apontam Afonso Pena como o melhor do Brasil

Crédito Divulgação Infraero (1)

O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) é o melhor aeroporto do País, com nota próxima da máxima. Os dados são da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (14/5) pelo Ministério da Infraestrutura.  Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.

O terminal curitibano conquistou nota de 4,68 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no País.

O Afonso Pena foi avaliado em 18 indicadores, sendo 17 de processos e serviços de infraestrutura aeroportuária e um de satisfação geral. Todos os indicadores estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal e podem ser acessados através do link

“Mesmo em meio à pandemia do Covid-19, temos aprimorado e implementado diariamente ações no aeroporto voltadas ao passageiro. Utilizamos os indicadores da pesquisa como uma ferramenta de gestão para melhorias no terminal, o que torna o Afonso Pena referência nacional, após ter ocupado por 17 vezes a primeira posição desde o início da pesquisa, em 2013”, afirma o superintendente do aeroporto, Antonio Pallu.

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda, entre os meses de janeiro e março, e contou com 23.828 entrevistas com viajantes de voos domésticos e internacionais.

 

Movimentação

O Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. O levantamento da Infraero referente ao mês de março, mês em que o aeroporto se adequou à nova malha aérea divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil no dia 28/3, mostra que o aeroporto contabilizou 318.373 passageiros – uma redução de 41,97% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizados 548.653. Já a movimentação de aeronaves teve queda de 27,86% na comparação com o mesmo mês do ano passado: foram 3.941 pousos e decolagens ante 5.463. Mais detalhes estão disponíveis no site da Infraero.

Quanto aos voos, em março deste ano o terminal paranaense chegou a ter programados 195 pousos e decolagens por dia. Entretanto, neste mês de maio, com a nova malha aérea anunciada pela Anac, o Afonso Pena tem registrado uma média de aproximadamente sete voos diários. Na última quarta-feira (14/5), foram registradas 12 operações de voos comerciais regulares, conforme levantamento preliminar da Infraero.

Atualmente, três companhias aéreas operam no terminal paranaense: Azul, Gol e Latam, que ligam Curitiba a Campinas e Guarulhos (SP), além das conexões.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo