AEROPORTOS

Consórcio liderado pela Passarelli finaliza primeira fase das obras de ampliação e modernização do Fortaleza Airport

Concluída dentro do prazo estabelecido, as obras mobilizaram aproximadamente 3.500 funcionários em algumas etapas

 

O Consórcio Aeroporto de Fortaleza – do qual a Passarelli, uma das mais tradicionais empresas de engenharia e construção do País, é a líder – concluiu, em março, as obras de infraestrutura aeroportuária do Fortaleza Airport, aeroporto internacional de Fortaleza (CE). No total, as obras de modernização do aeroporto já estão 97% concluídas, e agora o consórcio passa a trabalhar na etapa final, que prevê a extensão da pista de pouso e decolagem em 210 metros, até dezembro de 2020.

“É com muito orgulho que entregamos a fase 1B das obras, projeto que nos desafiou a aplicar técnicas complexas de Engenharia, com foco no prazo, na qualidade e na segurança. Ter atuado nas obras deste aeroporto permitiu que colocássemos em prática nosso propósito, nossos valores e competências, atuando como um grande time composto pelas empresas do consórcio liderado por nós, além das equipes da Fraport Brasil. Na época do lançamento da pedra fundamental, eu disse que este seria um aeroporto à altura das belezas naturais do Ceará. E o resultado está aqui!”, afirma Paulo Bittar, Diretor-Presidente da Passarelli, empresa líder do consórcio responsável pelas obras do aeroporto.

A primeira grande mudança para os passageiros foi a unificação das salas de embarque doméstico, que transformou a área em uma grande área de circulação, facilitando, assim, o embarque por uma única entrada.

unnamed (3)

Em maio de 2019, o acesso ao embarque internacional ganhou mais espaço, com aumento da área de controle de segurança e passaporte. Neste mesmo mês, um novo viaduto foi inaugurado para ligar a Avenida Senador Carlos Jereissati ao piso de desembarque.

Em junho de 2019, os passageiros do Fortaleza Airport ganharam mais espaço no embarque e desembarque internacional, além de novos sanitários, balcões de imigração mais modernos, nova esteira de bagagem – com tecnologia de padrão internacional – e novos elevadores. Também foi entregue uma nova área de check-in com 40 balcões de atendimento para voos domésticos e 20 posições para voos internacionais.

Além disso, uma nova via foi implementada para possibilitar o acesso direto ao novo local de check-in (piso 1). Este novo acesso viário segregou o fluxo de veículos para quem chega (piso 1) ou sai do aeroporto (piso 2), garantindo maior conforto a todos.

As intervenções na área existente do Terminal incluíram um novo local de desembarque doméstico, entregue em julho de 2019, além de um novo fluxo para passageiros de conexão doméstica e internacional.

No mês de outubro, parte da área de expansão da sala de embarque foi liberada, proporcionando mais conforto e espaço para os passageiros que aguardam o voo, e foram entregues duas novas esteiras de restituição de bagagens em complemento às outras três esteiras que já haviam sido colocadas.

unnamed (2)

No final do ano, em novembro, o leitor automático de cartão de embarque, o BCBP (BAR CODED BOARDING PASS), entrou em operação. Foram instaladas oito máquinas antes do canal de inspeção do embarque doméstico e seis no acesso ao embarque internacional. No final de 2019, foi entregue uma passarela interna de 85 metros de extensão para levar os passageiros do check-in até a área de embarque; além da abertura de seis das oito novas pontes de embarque.

Durante as obras, a Passarelli adotou, com sucesso, processos de gestão inovadores, como o modelo de projetos em BIM (Building Information Modeling) em todas as suas dimensões, Lean Construction, racionalização e industrialização das estruturas e, em algumas etapas, foram aproximadamente 3.500 funcionários trabalhando 24 horas por dia, em 03 turnos.

“Durante toda a obra, nos empenhamos em trabalhar com tecnologias de ponta para entregarmos o contrato no prazo determinado. Para isso, contamos com o esforço do nosso time especializado, alinhado às equipes da Fraport Brasil. Dessa maneira, conseguimos transformar e modernizar o aeroporto para atender aos padrões internacionais de qualidade e serviços”, conta Romilson Souza, Superintendente de Operações da Passarelli.

unnamed (1)

Sobre a Fraport

A Fraport Brasil – Fortaleza e a Fraport Brasil – Porto Alegre são subsidiárias da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que oferece uma gama completa de serviços integrados de gerenciamento e consultoria. Proprietária e operadora do aeroporto de Frankfurt, maior aeroporto da Alemanha com mais de 64 milhões de passageiros por ano, é uma empresa altamente experiente em operações aeroportuárias. Seu portfólio inclui 30 aeroportos pelo mundo.

Em um processo de licitação internacional, ocorrido em março de 2017, no qual o Governo Federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada, a Fraport AG conquistou a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente. A partir de então, a Fraport Brasil – Fortaleza e a Fraport Brasil – Porto Alegre foram estabelecidas no país tendo como objetivo a criação de dois aeroportos modernos, eficientes e focados no cliente.

Sobre a Passarelli

Há 88 anos, a Passarelli é uma das maiores empresas do Brasil em soluções inteligentes e completas de Engenharia e Construção, sempre pautada em seus valores e na busca incessante por inovação. A empresa oferece serviços em três áreas de negócios: imobiliária, edificações e infraestrutura.

A Passarelli desenvolve atualmente importantes obras como a ampliação do Fortaleza Airport (CE), a construção do Complexo Trimais Places (shopping, torre comercial e supermercado), em São Paulo, e a obra de tratamento de esgoto para a BRK em Araguaína, no Tocantins. Possui em seu portfólio empreendimentos industriais e logísticos, como o centro de R&D da Stihl (RS) e o Centro de Distribuição da Tetra Pak (SP).

Na área imobiliária, já entregou mais de 40 condomínios residenciais, com um total de 7 mil apartamentos, além das unidades comerciais. Com uma equipe de profissionais especializados dedicados, atualmente atua nas obras de edifícios como Vila Paulicéia e Good Life e, nos próximos meses, iniciará edifícios na Cidade Jardim e Jardim Guançã. Em infraestrutura, realizou relevantes obras de saneamento em todo o País, incluindo adutoras, estações de tratamento de água e esgoto, como a ETE Barueri (SP) e o Sistema Gênesis em São Paulo (SP). A Passarelli também oferece produtos e serviços por meio de outras duas empresas: HBSP, locadora de equipamentos e Shields, e a IouTility, focada no segmento de Internet das Coisas (IoTs), com recursos de alta tecnologia para o mercado B2B. Na área social, mantém, há dez anos, o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol de crianças e jovens por meio do tripé da autonomia, conhecimento e dignidade.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo