• O setor de manufatura da China, um dos maiores mercados de carga aérea do mundo, caiu consideravelmente devido ao fechamento geral das fábricas e restrições de viagens.
• Os pedidos globais de exportação caíram para um nível historicamente baixo. O Índice de Gerentes de Compras (PMI – Purchasing Managers Index) global está em queda, com todas as principais nações exportadoras registrando declínio nos pedidos.
• A capacidade de carga foi consideravelmente perdida como resultado da redução das operações aéreas de passageiros devido às restrições de viagens impostas pelos governos por causa da COVID-19, causando grave impacto nas cadeias de suprimento globais.
As companhias aéreas da Europa sofreram um declínio considerável no crescimento anual do volume total de carga aérea em fevereiro de 2020, enquanto as transportadoras da América do Norte e Ásia-Pacífico sofreram quedas mais moderadas. Oriente Médio, América Latina e África foram as únicas regiões que registraram crescimento da demanda de carga aérea em relação a fevereiro de 2019.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram queda de 2,2% da demanda por carga aérea em fevereiro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. A demanda de carga com ajuste sazonal caiu 15,5% em relação a janeiro de 2020, atingindo níveis vistos pela última vez no início de 2014. A queda na demanda deve-se principalmente ao impacto da COVID-19. A capacidade diminuiu 17,7%, a maior queda desde o início de 2013. A capacidade de carga na China caiu acentuadamente em fevereiro, impulsionada em grande parte pelo colapso da capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros.
As companhias aéreas da América do Norte viram a demanda cair 1,8% em fevereiro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 4,1%. O transporte de carga nas rotas comerciais entre a Ásia e a América do Norte diminuiu 2,4% em relação ao ano anterior, devido ao fechamento de fábricas na Ásia por causa da COVID-19.
As companhias aéreas da Europa registraram queda de 4,1% na demanda de carga em fevereiro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. As transportadoras europeias foram as primeiras a cancelar voos da/para a Ásia, contribuindo para a queda da demanda em fevereiro. O mercado dentro da Europa diminuiu 7,8% em relação ao ano anterior. Isso sugere que a região foi afetada pelas interrupções de cadeias de suprimentos global e pelas medidas iniciais de contenção da COVID-19, principalmente no norte da Itália, uma importante região de manufatura. A capacidade diminuiu 3,8% em relação ao ano anterior.
Os volumes de carga das companhias aéreas do Oriente Médio aumentaram 4,3% em fevereiro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 6,0%. No entanto, considerando a posição do Oriente Médio de conectar a China e o restante do mundo, as transportadoras da região estão expostas de forma significativa ao impacto da COVID-19 no próximo período.
As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 1,8% na demanda de carga em fevereiro de 2020. A capacidade diminuiu 2,6% em relação ao ano anterior. A região foi pouco afetada pelo surto da COVID-19 em fevereiro. No entanto, a interrupção das cadeias de suprimento globais e o cenário econômico frágil em alguns países da região continuam criando obstáculos ao setor de carga aérea.
As companhias aéreas da África registraram em fevereiro de 2020 o maior crescimento entre todas as regiões pelo 12º mês consecutivo, com aumento na demanda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 3,0% na comparação ano a ano. As rotas comerciais entre a África e a Ásia e entre a África e o Oriente Médio continuam trazendo crescimento robusto para a região.
Sobre a IATA
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 empresas aéreas que abrangem 82% do tráfego aéreo global. Para mais informações sobre a IATA visite www.iata.org.