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JetSMART reduz sua operação em 70% e mantém apenas o mínimo de voos internacionais para apoiar a repatriação de passageiros

A empresa aérea reduziu sua operação em pelo menos 70% como resultado da queda de demanda e as restrições de viagem impostas pela crise do COVID-19.

· A situação é “uma crise sem precedentes” na indústria aérea, que requererá importantes ajustes na atual oferta da empresa devido às medidas relacionadas ao transporte de passageiros internacionais e a suspensão temporal de todos os voos domésticos na Argentina, gerando restrições substanciais na operação normal. Entre estas medidas, a empresa aérea anunciou que os passageiros poderão mudar a data do voo ou receber um voucher no valor de sua compra.

18 de março de 2020. Em função da contingência que enfrenta o mundo, como resultado do avanço do Coronavirus, situação que gerou uma queda dramática na demanda de voos e em restrições de fronteiras de diversos países da América do Sul, a JetSMART Airlines – parte do Fundo de Investimentos Indigo Partners – reforçou suas medidas para enfrentar a pandemia. Assim, reduzirá em até 70% a oferta de voos domésticos, e a totalidade de seus voos internacionais, com exceção do mínimo necessário para poder apoiar a repatriação de pessoas, tanto no Chile, como na Argentina, Colômbia e Peru.

“Esta é a crise aérea mais grave da história da indústria da aviação comercial. A demanda foi afetada de forma dramática e isso nos leva a tomar medidas urgentes para ajustar a oferta à realidade econômica, sempre considerando oferecer flexibilidade a nossos clientes. Isto graças ao apoio de todos nossos colaboradores, a quem agradeço pela enorme entrega e paixão por voar SMART, assim como nossos fornecedores estratégicos”, diz Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART

Os impactos econômicos desta crise na aviação comercial são devastadores, a ponto de colocar empresas aéreas completas em solo em todo o mundo, e suspendendo toda conectividade aérea, e a sustentabilidade do setor aéreo. Em muitos países estamos vendo governos oferecendo apoio económico para defender os empregos, a conectividade, o turismo e o impacto econômico que representa a aviação comercial. É importante que os governos da região entendam a dimensão deste impacto para atuar prontamente, como já se vê em países desenvolvidos como USA, Canadá e outros como Colômbia e Brasil.

Flexibilidade para os passageiros

Do ponto de vista dos passageiros, a companhia está disponibilizando em seus canais digitais comunicados específicos para informar sobre medidas de cuidado e proteção, atualização de políticas comerciais e ferramentas para gestão de suas viagens em mudança para novas datas.

A empresa estabeleceu que qualquer pessoa que tenha passagens em voos nacionais e internacionais para voar desde o dia 16 até 31 de março, inclusive, poderá alterar data e/ou destino sem tarifas, de acordo com as datas de viagem, independentemente de quando comprou sua passagem. A outra opção é receber um voucher no mesmo valor de sua compra original, o qual poderá ser usado em qualquer destino e data até 31 de dezembro de 2020. Desta forma, nenhum passageiro perderá o valor de sua passagem.

Além disso, para agilizar o processo, a JetSMART iniciou um processo online em seu site https://jetsmart.com/br/pt/cambios-y-devoluciones onde o passageiro pode fazer a gestão de sua alteração ou pedir seu voucher usando seu número de reserva.

JetSMART focada em contribuir com a situação sanitária

A JetSMART está focada na sustentabilidade de suas operações, clientes e empregados em uma situação que ultrapassa qualquer crise anterior. Também está focada em oferecer uma operação segura e confiável e, por contar com a frota mais nova da América, conta com filtros de ar que permitem reciclar todo o ar da aeronave a cada três minutos, além de contar com filtros que permitem eliminar 99,9% das bactérias e vírus. Assim mesmo, a companhia realiza a limpeza e desinfecção profunda das aeronaves, assim como prover a seus colaboradores medidas de mitigação, tanto nos escritórios como na operação. A JetSMART mantém contato com as demais linhas aéreas que são parte do portifólio do Indigo Partners, (WIZZ, Frontier, Volaris) para manter-se à frente das melhores práticas neste quesito.

Do ponto de vista sanitário, a JetSMART monitora a situação em coordenação com a autoridade sanitária desde o início de fevereiro. A JetSMART viu o desenvolvimento deste cenário antes, devido à experiencia e valiosa informação que foi compartilhada pelas demais empresas aéreas do Fundo Indigo Partners para abordar três áreas principais: instrução e proteção das tripulações, atenção ao passageiro, e reforço dos procedimentos de higiene por meio de um processo correto de desinfeção dos aviões.

Os manuais e procedimentos estão em conformidade com as diretrizes de organizações internacionais como IATA e a OMS e, por este motivo, os protocolos definidos internacionalmente para doenças infectocontagiosas foram ativados há mais de um mês junto às tripulações. Isso inclui informações e instruções permanentemente atualizadas para a tripulação; maior disponibilidade e uso dos elementos de segurança que se encontram a bordo, como máscaras e álcool gel, luvas, entre outros; protocolo em caso de suspeita de passageiros afetados e aviso à autoridade sanitária correspondente e, finalmente, um protocolo de desinfecção para aeronaves.

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