- No último trimestre de 2019, a Companhia renegociou substancialmente suas obrigações de dívida e arrendamento, firmou acordos com seus principais fornecedores e concluiu o financiamento no valor de USD 375 milhões.
- Com a execução disciplinada do reperfilamento financeiro – parte do plano Avianca 2021 – USD 2,6 bilhões em dívidas foram reclassificadas do curto para o longo prazo, de modo que a auditoria da KPMG eliminou a classificação de “risco de negócios em andamento” para a empresa.
- No quarto trimestre, a Avianca conseguiu ajustar seus custos totais em 9,7%, e o custo unitário – excluindo combustíveis – em 2,8%, como resultado da estratégia de reorganização de 27 rotas não rentáveis.
- A companhia aérea transportou 7,4 milhões de passageiros no último trimestre de 2019 e encerrou o ano com mais de 30,5 milhões.
Fechando um ano desafiante e complexo que implicava mudanças de liderança na administração, uma ampla repercussão financeira e o desenho de um novo plano estratégico que permitiu migrar para um modelo de competitividade e rentabilidade; A empresa apresentou os resultados financeiros consolidados do quarto trimestre de 2019 e consolidado do ano, de maneira ajustada, levando em consideração despesas extraordinárias decorrentes da execução do plano Avianca 2021.
Os resultados finais foram impactados em grande parte por despesas como os custos da venda de 24 aeronaves, o aconselhamento sobre as diferentes transações, bem como outros encargos que implicaram uma perda líquida de US $ 894 milhões. É importante ter em conta que esses custos não serão repetidos e não implicam necessariamente saída de caixa. De fato, os resultados do quarto trimestre mostram uma sólida melhoria graças à implementação do novo plano.
Anko van der Werff, Presidente Executivo e CEO, comentou: “Estes meses têm sido muito exigentes e desafiadores, mas nos permitiram confirmar que era essencial mudar nossa estratégia de negócios. Também reafirmamos que temos aliados, fornecedores e clientes que confiam em nossa empresa e, graças a eles, tivemos um final de ano com notícias positivas que nos permitem hoje ter certeza sobre o futuro da Avianca. Os resultados que apresentamos hoje são como esperavamos, agora é hora de virar a página e focar em obter melhor rentabilidade, fornecendo melhores serviços e cuidando de nosso talento”.
Por sua vez, Adrian Neuhauser, CFO da Avianca Holdings, disse que “2019 foi um ano muito difícil, tivemos que incorrer em custos extraordinários conhecidos como eventos únicos, que eram necessários para avançar no plano de transformação, como a venda de frota e seu óbvio impacto nos resultados, bem como nas despesas associadas ao processo de transformação. Entretanto, não podemos deixar de reconhecer que a repercussão financeira, a troca de títulos, negociamos melhores condições nas obrigações financeiras e até obtivemos financiamento adicional. Tudo isso permite que em 2020 e 2021 nos concentremos no fortalecimento da posição financeira da Avianca e de sua caixa para oferecer melhores resultados aos nossos acionistas.”
Resultados do quarto trimestre de 2019:
Principais indicadores:
- A companhia aérea transportou 7,4 milhões de passageirosno quarto trimestre, os países com maior tráfego sendo Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Peru e Equador. O fator de ocupação total foi de 80,1%
- O custo ajustado por cadeira disponível por quilômetro voado(CASK-ex combustível), contratado em 2,8% no quarto trimestre de 2019, portanto, o custo unitário ajustado, excluindo combustível, para eventos únicos atingiu 5,9 Centavos, o que representa o menor custo unitário desde 2013.
- A receita operacional ajustada no trimestre foi de US $ 98,5 milhões, atingindo uma margem ajustada (EBIT) de 8,4%, ou seja, um aumento de 23 pontos base em relação ao ano anterior.
- A receita operacional total ajustada contraiu-se-9,5%, explicada pela redução da capacidade implantada e pela contração da taxa média, devido ao ambiente macroeconômico lento na região e à fraqueza das moedas locais.
- As despesas operacionais caíram9,7%, devido à aplicação de estratégias de rentabilidade e simplificação de processos.
- A capacidade, medida em ASK,diminuiu 6,9% no quarto trimestre deste ano. Até 2020, estima-se que a capacidade continuará diminuindo, de acordo com a estratégia de simplificação da frota e os ajustes de rede que a companhia aérea propôs.
Principais ganhos:
- Fechamento bem-sucedido da troca de títulos:em novembro, o fechamento bem-sucedido da oferta de troca de títulos da Avianca foi realizado com uma participação robusta de mais de 88,1%, estendendo o vencimento até maio de 2023.
- Financiamento de US $ 375 milhões:foram alcançados US $ 250 milhões da United Airlines e Kingsland Holdings, bem como US $ 125 milhões de outros investidores.
- Acordos de negociação de frota:foram fechados acordos com fabricantes de aeronaves, reduzindo os compromissos de 108 para 88 aeronaves.
Resultados consolidados 2019:
Principais indicadores:
- A companhia aérea transportou 30,5 milhões de passageiros em 2019, o que significa que manteve o número de passageiros transportados ano após ano, mesmo com ajustes de frota e rede. O fator de ocupação total foi de 81,5%
- O custo ajustado por cadeira disponível por quilômetro voado(combustível CASK-ex), contratado em 4,0%; portanto, o custo unitário ajustado, excluindo combustível, para eventos únicos atingiu 6 centavos, de acordo com todas as iniciativas desenvolvidas pela a companhia.
- O Resultado Operacional Ajustadono ano foi de USD181 milhões, atingindo uma margem ajustada (EBIT) de 4,0%.
- A receita operacional total ajustada contraiu5,1%, explicada pela redução da capacidade implantada e pela contração da taxa média, devido ao lento ambiente macroeconômico da região, somado à fraqueza do Moedas locais ao longo do ano.
- As despesas operacionaisdiminuíram 1,9%, devido à aplicação de estratégias de rentabilidade e simplificação de processos.
- A capacidade, medida em ASK, aumentou 1,8% este ano.
Excelentes realizações:
- Eliminação da classificação de “risco de negócios em andamento”:a estratégia de negócios permitiu reclassificar US $ 2,6 bilhões em dívidas do curto para o longo prazo, de modo que a auditoria da KPMG eliminou essa classificação.
- Simplificação e venda de frota: a venda de 10 Airbus A318 e quatro A320 por caixa líquido de US $ 100 milhões foi alcançada, além de 10 aeronaves Embraer E190 vendidas em janeiro de 2020.
- Redesenho da rede:O ano terminou com a operação de mais de 130 rotas em 75 destinos e 26 países, e houve um progresso significativo no design de uma nova malha com o objetivo de fortalecer a conectividade e focar nas melhores rotas de desempenho.
- Branded Fares:o lançamento do modelo de tarifa “voe a sua medida” foi realizado nos mercados domésticos do Equador e da Colômbia, que oferecem uma oferta personalizada para cada tipo de viajante. Este modelo já foi implementado em voos de e para a Europa e continuará a se expandir nos mercados internacionais durante 2020.
- Indicadores operacionais aprimorados:o percentual de cumprimento do itinerário foi de 98,7% e no manuseio de bagagem, o percentual de irregularidades foi reduzido, o que fez com que a satisfação do cliente melhorasse 6 pontos, graças à implementação do planos centrados no passageiro No prazo, o ano foi encerrado com uma melhoria de cinco pontos percentuais adicionais em relação ao ano anterior.
- Prêmio APEX 2020:A Avianca recebeu o prêmio APEX 2020 como a “Melhor companhia aérea da América do Sul e uma das únicas companhias aéreas de 5 estrelas do mundo.
Até 2020, o modelo de rentabilidade continuará sendo o centro da estratégia e se concentrará em quatro pilares: cliente, fortalecimento financeiro, excelência operacional e pessoas da Avianca.
- Cliente: 2020 será o ano de redesenho, fortalecimento e experiência do produto, principalmente a rede de rotas, a implementação do modelo tarifário “voe a sua medida”, a estratégia de densificação e os ajustes do programa de fidelidade que eles procuram recompensar os viajantes mais fiéis da companhia aérea.
- Fortalecimento financeiro: o fortalecimento das margens operacionais, os investimentos disciplinados de capital e a melhoria da posição de caixa são prioridades para atingir níveis adequados de alavancagem. Da mesma forma, o trabalho continuará na redução da dívida com projetos como a simplificação da frota.
- Excelência Operacional: O projeto principal é a otimização dos centros de Bogotá e San Salvador, a ativação de um plano de simplificação de frota para obter maiores eficiências, a melhoria contínua dos indicadores de pontualidade de voo e o manuseio de bagagens e de eventos fora do controle da companhia aérea.
- Pessoas da Avianca: os mais de 20.000 funcionários são o quarto pilar, com foco no fortalecimento da cultura corporativa, evoluindo para uma mentalidade focada nas melhores práticas e transformando grupos de colegas em uma única equipe é a chave para o cumprimento do plano.