Três projetos concorrem e um será escolhido para ser incorporado ao programa de compensação global da companhia; projeto brasileiro é de preservação da Amazônia
Desde 1º de janeiro de 2020, os clientes da Air France podem viajar de maneira neutra em carbono pela França, graças à decisão da empresa de compensar proativamente 100% das emissões de CO2 em seus voos domésticos. Concretamente, as emissões de 450 voos por dia e 57.000 clientes estão sendo compensadas.
Essa iniciativa de compensação voluntária assume a forma de participação em projetos nas áreas de reflorestamento, preservação de florestas e biodiversidade e energias renováveis, todos certificados pelos padrões internacionais mais exigentes.
Atualmente, a Air France está convidando seus clientes a se envolverem ativamente nessa iniciativa votando em um projeto entre os seguintes:
• Um projeto de preservação florestal no Brasil, no delta do rio Amazonas.
Localizado na ilha de Marajó, no delta do rio Amazonas, este projeto (certificado pelo Verified Carbon Standard e Social Carbon) contribui para o combate ao desmatamento da Floresta Amazônica, propondo atividades econômicas alternativas às populações locais. Seus objetivos são substituir a exploração de madeira por outras atividades mais responsáveis e geradoras de renda, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e incentivar o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis.
•Um programa fotovoltaico no Senegal que permite às populações que atualmente não têm acesso à eletricidade tirar proveito de uma fonte de energia limpa e renovável.
Estabelecida na região de Saint-Louis, a usina solar de Bokhol é o primeiro programa fotovoltaico desenvolvido no Senegal e um dos maiores da África Ocidental. Este projeto (certificado pelo Verified Carbon Standard) fornece a 160.000 pessoas acesso a energia limpa e acessível. Além de seus benefícios ambientais, este projeto promove a criação de empregos locais e o desenvolvimento econômico sustentável.
•Um programa de produção de biogás no Vietnã desenvolvendo uma nova fonte de energia a partir de resíduos.
Este programa (certificado pela etiqueta Gold Standard) treina trabalhadores locais na construção e manutenção de digestores de biogás, que fornecem às comunidades rurais energia limpa e acessível produzida a partir de resíduos. Impede que mais de meio milhão de toneladas de CO2 entrem na atmosfera a cada ano.
Além disso, a redução da dependência da lenha ajuda a proteger as florestas locais.
Os votos podem ser enviados até 17 de janeiro de 2020, às 16h em uma página dedicada, em francês, que apresenta todos os projetos apoiados pela Air France — na França e no mundo (Brasil, Camboja, Índia, Quênia e Peru).
Ao mesmo tempo, outros 8 projetos, em 4 continentes, foram selecionados e lançados em parceria com a EcoAct, pioneira em compensação de carbono na França, para implementar o novo compromisso da Air France. Os detalhes de cada projeto estão disponíveis aqui.
A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo.A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 312 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia. Com uma frota de 550 aeronaves e 101,4 milhões de passageiros transportados em 2018, a Air France-KLM opera até 2.300 voos diários, principalmente de seus hubs em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol.O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 15 milhões de membros.
O Grupo também oferece soluções de transporte de carga e manutenção aeronáutica. A Air France-KLM também é membro da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma rede global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países.