_Destaque

“Retratos Urbanos – São Paulo” é a nova série documental exibida pelo Canal Futura a partir do dia 7 de janeiro de 2020

Produzida e realizada pela Galeria Filmes, a série apresenta personagens com funções distintas e sua saga cotidiana nos bastidores dos principais cartões postais da capital paulista

Idealizada por Pablo de Sousa e dirigida por Bruno Vergueiro, a série “Retratos Urbanos” apresenta o cotidiano de trabalhadores que ocupam famosos espaços da cidade como o Masp, o Theatro Municipal de São Paulo, o Cemitério da Consolação, entre outros.

Todas as grandes cidades são movidas pela teia de habitantes que realizam suas funções produtivas cotidianas, garantindo o andamento de seus complexos mecanismos.  “Retratos Urbanos” é uma série de documentários sobre trabalhadores que, por muitas vezes, permanecem ocultos e são responsáveis pela manutenção de verdadeiros cartões postais da cidade.

Nos 13 episódios, com duração de 5 minutos cada, “Retratos Urbanos” traça um perfil dessas pessoas, revelando também curiosidades instigantes sobre os espaços onde trabalham.

Ao longo de 06 semanas de gravação, uma equipe de 30 profissionais dedicou-se ao desafio de registrar essas pessoas. O resultado desses encontros chega ao público no dia 7 de janeiro de 2020, às 22h55 pelo Canal Futura.

“Eu enxergo as cidades como organismos vivos. Nas grandes metrópoles isso fica ainda mais evidente. Muitas vezes, por conta de sua dimensão, pode-se perpetuar uma invisibilidade das pessoas que movem essa engrenagem. A nossa vontade, com a ideia da série, é algo que consideramos extremamente honroso: retratar as histórias de quem constrói, opera e vive essa cidade.” – afirma Pablo de Sousa, que também assina a direção de fotografia da série.

“Um dos nossos desafios era conseguir profundidade em episódios tão curtos. Não queríamos uma abordagem rasa e tínhamos receio de que o curto tempo de cada episódio favorecesse isso. Acho, honestamente, que conseguimos. Os personagens se abriram para as câmeras com histórias emocionantes, engraçadas e inusitadas, tanto sobre suas vidas pessoais quanto aos fatos relacionadas a seus ofícios. Somamos a isso informações pitorescas e às vezes desconhecidas sobre as locações, que são marcos afetivos da cidade. O conteúdo entretém e, ao mesmo tempo, emociona e traz informações relevantes. Um resultado muito gratificante para 5 minutos.”, comemora o diretor Bruno Vergueiro.

A linguagem visual dos retratos realizados ressalta o aspecto sensorial dos trabalhos, com ênfase nos manuseios, nas superfícies e nos elementos gráficos. As linhas das paisagens e seus detalhes estão harmoniosamente enquadrados para o máximo aproveitamento de sua plasticidade cinematográfica. Imagens de arquivos foram utilizadas para estabelecer um elo afetivo com o espectador – como por exemplo, fotos de matérias jornalísticas que comprovam fatos históricos. Foram utilizadas, também, imagens do movimento nos arredores das locações, os seus transeuntes, trânsito e comércio, contextualizando, assim, a malha urbana e seus atores.

“Cada encontro que realizei durante as pesquisas para escrever os roteiros de Retratos Urbanos foi uma experiência única. São milhões de universos que fazem essa cidade ser tão especial e complexa, permeada de encontros e soluções inusitadas.  E o que é ainda mais notável na capital paulista, especificamente, é como a maioria das histórias são genuinamente permeadas de superação pessoal e orgulho de contribuir para a coletividade.” – Comenta a roteirista Rita Piffer

A montagem apresenta um ritmo dinâmico, para estabelecer em seu tempo o sentimento de pertencer e trabalhar na cidade, embalada por música composta exclusivamente para cada episódio, reforçando a emoção e dando fluidez aos retratos. A voz dos entrevistados foi utilizada, frequentemente, em OFF para conferir maior riqueza visual à narrativa.

“Exibir a nossa série documental no “Canal Futura” é um privilégio, pois acreditamos muito na curadoria da programação. Fazer parte dessa grade com nosso registro amarra de forma completa o propósito de “Retratos Urbanos” como um produto de entretenimento com cuidado estético e rigor, e mantendo o respeito com os nossos entrevistados e a cidade de São Paulo”. – afirma Vânia Ferreira, produtora executiva da Galeria Filmes.

Entre os trabalhadores entrevistados estão:

EP1) Francivaldo Gomes, “Popó –  GUIA TURÍSTICO DO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO, que trabalhava como sepultador quando decidiu estudar a história da arte tumular até tornar-se guia de visitas no Cemitério da Consolação.

EP2) Cláudia Ontivero – VETERINÁRIA DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO, que no mesmo dia em que trata de sapos que cabem na ponta de um dos dedos, cuida de um elefante de duas toneladas.


EP3) Giuseppe Puorto – HERPETÓLOGO DO INSTITUTO BUTANTAN
, que cuida de serpentes e conta como aprendeu a respeitar esses animais peçonhentos.

Fiorelli - Estação da Luz_LR

.EP4) Augusto Fiorelli – RELOJOEIRO DA ESTAÇÃO DA LUZ

Nos últimos cem anos, apenas três pessoas cuidaram do relógio que desponta na popular Estação da Luz. Um deles é Augusto Fiorelli. O relojoeiro herdou o ofício do avô e revela como é trabalhar com uma tecnologia quase em extinção.

Levi - Mercado Municipal_LR

EP5) João Levi Miguel – COMERCIANTE DO “MERCADÃO”, que um dia sonhou ser artista, tem uma banca de queijos onde encontra centenas de pessoas diariamente.

EP6) Edson da Silva, “Sorriso” – LOCUTOR DO “PACAEMBU”

O sambista Edson Sorriso empresta sua voz ao estádio e cria frases que animam as arquibancadas como a famosa: “o seu, o meu, o nosso Pacaembu!”.

EP07) Horrana Santos – ASSISTENTE CURATORIAL DO MASP

Assistente Curatorial, Horrana é uma voz importante no MASP que,  para além de cartão postal de São Paulo, é uma instituição que se mantém visionária na maneira como recebe e exibe obras de arte.

Sandra - Biblioteca Mário de Andrade_LR


EP08) Sandra Monay – ATENDENTE DA BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE

Diariamente Sandra exerce  a função de como aproximar as pessoas dos livros e fazê-las sentir-se inclusas numa biblioteca.

Teodora - Pinacoteca_LR

EP9) Teodora Carneiro – RESTAURADORA DA PINACOTECA

Assim que uma obra de arte se conclui, ela já está em degradação. Mofo, luz, calor. O trabalho de Teodora na Pinacoteca é justamente fazer com que as obras cumpram o seu destino: a imortalidade.


EP10) Cícero Pereira – FAZ-TUDO DO PARQUE IBIRAPUERA

Cícero tem orgulho em ser o funcionário público mais antigo do parque e um verdadeiro “faz-tudo”.

EP11) José Leonídio Santos –  MERGULHADOR DO RIO TIETÊ

Leonídio já mergulhou mais de 3000 vezes no Rio Tietê sem nunca pegar uma frieira.

EP12) Sandro Genaro – PROJECIONISTA DA CINEMATECA

Projecionista da Cinemateca Brasileira, logo se adaptou ao fim da película tornando-se um dos primeiros especialistas no Brasil em projeção digital.

Pelé - Theatro Municipal_LR

EP13) Anibal Marques, “Pelé” – CENOTÉCNICO DO THEATRO MUNICIPAL

O cenotécnico Pelé vive um dia a dia de equilibrista nos sofisticados espetáculos de ópera, música e dança do ilustre Teatro Municipal de São Paulo.

 

Serviço:

 

Estreia: 7 de janeiro de 2020 às 22h55

Onde: Canal Futura, disponível nas operadoras Oi TV (canal 35 SES-6), Claro TV (canais 87 e 587), Algar TV (canal 228), TV Alphaville (canal 86), NET (canais 87 e 587) e SKY (canal 34), além do portal Futura e do aplicativo FuturaPlay.

Reprises: quartas-feiras às 23h25; sábados às 15h55; quinta-feira às 14h55

Episódios: 13

Duração: 5 minutos cada

Ficha Técnica

Ideia Original: Pablo de Sousa

Direção: Bruno Vergueiro

Produzido por: Jair Neto

Roteiro: Rita Piffer

Produção Executiva: Vânia Ferreira

Direção de Fotografia: Pablo de Sousa

Montagem: Hugo Cuccurullo

Trilha Original: Juke!

Realização: Galeria Filmes

 

SOBRE A GALERIA FILMES:

A Galeria Filmes é uma produtora de conteúdo audiovisual com portas abertas desde 2004. Especializada em criação e produção de publicidade, cultura e entretenimento, a produtora completa 15 anos em 2019 com mais de mil e quinhentos filmes e vídeos finalizados nos mais diferentes formatos, para os mais diferentes clientes, canais e plataformas. Em seu núcleo de conteúdo cultural e entretenimento traz no currículo um documentário longa-metragem, o “Lisergia Clássica”, curtas como “Um Rio”, “Meu Foguete” e “Chaplin SP”, selecionados em diversos e importantes festivais nacionais e internacionais e também os programas do canal Play Plus “Bola, vai no meu lugar?” e “Pais da nova era, com Marcos Mion”. A Galeria Filmes tem como sócios, Vânia Ferreira, que com 26 anos de experiência no mercado publicitário, já trabalhou como diretora de contas nas agências Publicis, Lew,Lara TBWA, Young & Rubicam e JWT. Desde 2006 atua na direção de atendimento e produção executiva da Galeria Filmes e Bruno Vergueiro, que acumula 23 anos de experiência na criação e produção audiovisual. Atuou como coordenador de RTVC na Lew,Lara TBWA e logo após esse período fundou a Galeria Filmes, em 2004, onde atua até hoje como diretor de cena e produtor executivo.

SOBRE O CANAL FUTURA:

“Acreditamos que a aliança entre Educação e Comunicação transforma pessoas e sociedade.

Encantamos, educamos, inspiramos e mobilizamos pessoas por meio de conteúdo multimídia, produzido, organizado e difundido de forma colaborativa. O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva.

É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente. Queremos ser indispensáveis a todos os envolvidos com Educação no Brasil. Disponíveis onde e da forma que for necessária. Protagonistas na construção coletiva do conhecimento”.

Bio Pablo de Sousa – idealizador e diretor de fotografia

 

 Pablo de Sousa – Ideia Original/Direção de Fotografia de Retratos Urbanos

Fotógrafo com mais de vinte e cinco anos de atuação, Pablo de Sousa trabalhou como fotojornalista em diversas publicações brasileiras, como as revistas Exame, Veja São Paulo, Imprensa e Viagem & Turismo, onde conquistou o 33º Prêmio Abril de Jornalismo. Além disso, fotografou em produções para os mercados corporativo e publicitário e também atuou como produtor cultural, editor de fotografia e dedicou-se a trabalhos autorais.

Em sua trajetória mais recente, tornou-se diretor de fotografia em produções audiovisuais. Atuou em diversas produções, para clientes como Natura e Record, além de dirigir a fotografia da série “Retratos Urbanos”, cuja ideia original é de sua autoria.

Bio Rita Piffer – roteirista

Rita Piffer se formou em Jornalismo na UFSC e fez um M.F.A . em Cinema na San Francisco State University (EUA). Trabalha atualmente com desenvolvimento de projetos audiovisuais e roteiro. Seus últimos trabalhos como roteirista incluem a série de documentários Retratos Urbanos para a TV Futura e uma mobile series para o canal francês STUDIO+.  O seu curta-metragem “Ausência de Memória”, recebeu o Eileen Maitland Award, no 55th Ann Arbor Film Festival, um prêmio dedicado a filmes que dão “voz para as mulheres”; e “Ghost Syndrome” foi exibido em uma série de festivais internacionais de cinema independente e faz parte da coleção do Legacy Project da UCLA, um projeto de preservação de filmes LGBT. No momento está finalizando o documentário “Hotel Tropical”, dirigido em parceria com Sérgio

Machado.

Bio Vânia Ferreira – produtora executiva

Vânia Ferreira tem ampla experiência em publicidade, marketing e produção executiva. Trabalhou em agências como Publicis, Lew Lara, TBWA, Young & Rubican e JWT atendendo clientes como Nestlé, Adidas, Samsung e Unilever Latin America até 2005. Desde então é co-fundadora e CEO da Galeria Filmes onde também atua como produtora executiva. Seus últimos projetos como produtora executiva são as séries “Bola Vai No Meu Lugar” e “Pais da Nova Era” para Record e a série “Retratos Urbanos” para o Canal Futura.

Bio Bruno Vergueiro – diretor

Bruno Vergueiro – Com 23 anos de experiência na criação e produção audiovisual, já atuou em todas as etapas do processo, desde a criação, direção, produção, fotografia e montagem. Formado em letras atua no processo de produção de imagens. Atuou como coordenador de RTVC na Lew, Lara TBWA e logo após esse período fundou a Galeria Filmes, em 2004, onde atua até hoje como diretor de cena e produtor executivo.

image001 (1)

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo