_Destaque

Revista Terra Mãe apresenta principais avanços no turismo da Bahia em 2019

Na última segunda-feira (16), o Governo da Bahia lançou a quinta edição da revista Terra Mãe. A publicação oferece ao leitor um balanço de ações da gestão estadual no ano de 2019. A pasta do Turismo ganhou destaque na revista com três matérias e 18 páginas, que incluem informações úteis e fotos.

Ao todo, 18 páginas da Revista Terra Mãe são dedicadas à atividade turística, que corresponde a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia (ano base 2017). Os temas divulgados foram investimentos na zona turística Baía de Todos-os-Santos, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Bahia); novos voos, a partir do novo decreto de redução de ICMS para querosene de aviação; e a temporada de cruzeiros marítimos.

 

Prodetur Bahia – Com o objetivo de fomentar o turismo náutico e cultural nos 18 municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos, o programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está a pleno vapor na Secretaria do Turismo da Bahia. Nele estão previstas 13 intervenções náuticas e uma cultural na baía de Todos-os-Santos.

Entre os exemplos estão: requalificação e ampliação da Marina da Penha; reconstrução do atracadouro e reforma do restaurante do Solar do Unhão, ambos em Salvador; recuperação da Marina de Itaparica; reforma e recuperação do terminal turístico de Botelho, na Ilha de Maré; e reforma do atracadouro e requalificação do Museu Wanderley Pinho.

O potencial da região para os esportes náuticos também foi lembrado. As regatas Aratu- Maragojipe, realizada em agosto, com a participação de mais de mil velejadores, incluindo o medalhista olímpico Lars Grael, e a Jacques Vabre foram citadas como eventos que mostram para o mundo a vocação da Baía de Todos-os-Santos. A competição tem como ponto de partida Le Havre, na França, e voltou a ter a Bahia como destino final em 2017. Em 2019, foi realizada em outubro e contou com 104 velejadores de vários países.

 

Política de incentivos – O Governo da Bahia publicou no dia 4 de julho novo decreto de redução do ICMS sobre o querosene de aviação, com o intuito de atrair novos voos e incentivar companhias aéreas a ofertarem novas frequências entre diversos destinos do Estado. A nova alíquota mínima passou a ser de 3% para empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos operados em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima caiu de 18% para 12%.

Tomando-se por base os números de 2018, as companhias que já aderiram ao pacote passam ofertar um total de 1,15 milhão de novos assentos: passando de 3,26 milhões para 4,4 milhões de assentos, um incremento de 36%.

 

Cruzeiros marítimos – Nesta temporada 2019/2020, Salvador recebe cerca de 176 mil turistas de cruzeiros marítimos, desembarcando em 63 escalas de navios, até abril. O incremento calculado em relação à temporada anterior é de 10%, segundo a Companhia das Docas da Bahia (Codeba).

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo