Santiago, 10 de dezembro de 2019 – A SKY, companhia aérea de ultra-baixo-custo sediada no Chile, assinou um contrato para a aquisição de 10 aeronaves A321XLR, da Airbus. Com as novas aeronaves, a companhia aérea expandirá sua rede de rotas internacionais.
O A321XLR é o próximo passo evolutivo da família A320neo/A321neo e atende aos requisitos do mercado com maior autonomia e carga útil em uma aeronave de corredor único. O A321XLR oferecerá uma autonomia de até 4,7 mil milhas náuticas, algo sem precedentes em aeronaves de fuselagem estreita, com consumo de combustível 30% menor por assento, em comparação com os jatos concorrentes da geração anterior, permitindo que as companhias aéreas expandam suas redes e viabilizando economicamente novas rotas mais longas.
“Essa nova frota de aeronaves nos permitirá expandir a oferta de rotas internacionais e de longa distância, sempre dentro do nosso bem-sucedido modelo de baixo custo e tarifas extremamente convenientes. Agora, os passageiros podem desfrutar de nossos novos e atraentes destinos nos aviões mais modernos do mercado”, disse o CEO da SKY Holger Paulmann.
“Estamos muito satisfeitos que a SKY tenha escolhido o A321XLR para expandir ainda mais sua frota 100% de aeronaves Airbus. O A321XLR permitirá que a SKY ofereça aos seus clientes novas opções, como voos diretos de Santiago para Miami nos EUA”, disse Arturo Barreira, presidente da Airbus para a América Latina e Caribe.
De acordo com a mais recente previsão do mercado global da Airbus (GMF), a América Latina precisará de 2,7 mil novas aeronaves ao longo dos próximos 20 anos – mais que o dobro da frota atual. O tráfego de passageiros dentro da América Latina dobrou desde 2002 e deverá continuar crescendo nas próximas duas décadas. Especificamente no Chile, o tráfego deverá aumentar de 0,89 para 2,26 viagens per capita até 2038.
De acordo com o mais recente GMF da Airbus, paralelamente à frota crescente, serão necessários 47.550 novos pilotos e 64.160 novos técnicos a serem treinados nos próximos 20 anos na América Latina. Para atender a essa necessidade, a SKY também escolheu a Airbus como sua fornecedora de treinamento de voo, tornando a companhia aérea o cliente de lançamento do novo Centro de Treinamento da Airbus no Chile. O centro oferecerá treinamento de tripulação de voo para pilotos chilenos e incluirá um simulador pleno de voo do A320.
A SKY é cliente da Airbus desde 2010 e tornou-se uma operadora 100% Airbus em 2013. A frota de 23 aeronaves da família A320 da companhia aérea opera em rotas nacionais e internacionais que conectam o Chile à Argentina, Brasil, Peru e Uruguai.
A Airbus vendeu 1,2 mil aeronaves, tem uma carteira de pedidos de mais de 600 e possui mais de 700 em operação na América Latina e no Caribe, representando uma participação de mercado de 60% da frota em operação. Desde 1994, a Airbus obteve quase 70% dos pedidos líquidos na região.
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.