DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Brasil está entre os top 3 destinos emergentes para se viajar em 2020

voenews

Pesquisa anual realizada pelo Skyscanner revela também lista dos lugares tendênciapara viajantes brasileiros

O Brasil está entre os três principais destinos emergentes do mundo, é o que aponta o relatório global Tendências de Viagens 2020 do Skyscanner. O país registrou 27% de crescimento nas buscas globais no comparativo ano sobre ano. No topo da lista estão Argentina e Áustria, ambos os países cresceram 39%.

Ainda reforçando a popularização do Brasil para viagens em 2020, São Paulo aparece em sexto lugar na lista de destinos emergentes elaborada pelos Estados Unidos, tendo como foco a gastronomia local da cidade.

Destinos domésticos lideram buscas dos viajantes brasileiros

No levantamento focado nas buscas dos viajantes brasileiros, o Brasil também é a bola da vez em 2020. Cidades brasileiras despontam entre os destinos mais buscados pelo público nacional. Juazeiro do Norte registrou o maior crescimento nas buscas, com 62%, seguido de Caxias do Sul com 57%, Petrolina com 53%, João Pessoa (48%) e Macapá (38%). A lista completa está logo abaixo.

O Skyscanner também analisou os locais mais populares nas pesquisas dos brasileiros, mas não houve muita mudança no comparativo entre 2018 e 2019. São Paulo e Rio de Janeiro seguem na liderança. No entanto, em 2019, nenhum destino nos Estados Unidos aparece entre os top 10 (Em 2018, Miami e Nova York estavam na lista). Lisboa permanece em terceiro lugar e é o único europeu na lista. Já Buenos Aires é a novidade neste ano. A região Nordeste continua liderando com três cidades (Salvador, Recife e Fortaleza) e Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte fecham o ranking.

Seis tendências globais para viagens em 202

Neste ano, uma novidade do Skyscanner é que, além da análise de dados de busca de viagens, a companhia identificou seis macrotendências que têm influenciado as escolhas e planejamento dos viajantes para suas próximas viagens. São elas:

  • Slow Travel – enfatiza a conexão com o local, companheiros de viagem e um estilo de vida mais tranquilo. Sem atividades programadas.
  • JOMO ou a ‘Alegria de se perder’ – opta por aproveitar a viagem em vez de se preocupar com a aparência nas mídias sociais. Foge da agitação e escolhe destinos alternativos.
  • Micro-Escapes – viagens curtas ou pequenas viagens ao longo do ano para aquela pausa sem alterar toda a rotina.
  • Gastronomia local – a escolha da viagem é definida pelas opções gastronômicas que aquele destino pode oferecer. O paladar em primeiro lugar.
  • Turismo Sustentável – é a busca por destinos ambientalmente responsáveis e alternativas a lugares superlotados, podendo começar inclusive pela escolha de voos ecológicos, com menos emissão de carbono.
  • Viagens Transformadoras – é a chance do viajante se conhecer visitando locais que despertem o aprendizado, auto aperfeiçoamento ou ajudar outras pessoas, uma jornada de transformação.

“Essa edição do estudo nos traz uma visão bem robusta de tendências, além da análise dos destinos mais procurados nos últimos 12 meses. Esse é um fator importante, pois, como líder em viagens, queremos proporcionar ao viajante uma experiência completa, indicando lugares diferentes, que possam contribuir para uma viagem não só de turismo como de conhecimento”, comenta Juliano Lopez, head de pesquisa e desenvolvimento do Skyscanner.

O Skyscanner também realizou uma pesquisa com usuários no Brasil para entender o tipo de viagem que eles gostariam de fazer em 2020 e 32% disseram que pretendem viajar para lugares que proporcionam um ritmo mais lento, com conexão local.

Para que se possa entender um pouco melhor o porquê da escolha desses locais, o Skyscanner, analisou os destinos-tendência para 2020 do Brasil. Confira:

Destinos-tendência

Brasil

Crescimento ano 18/19 Motivos para visitar Categoria
Juazeiro do Norte 62% Cultura popular, religiosidade, gastronomia Viagem transformadora/ gastronomia local
Petrolina 52.6% Gastronomia e belezas naturais Gastronomia local / JOMO
Caxias do Sul 57% Gastronomia, passeios culturais e proximidade com grandes capitais Gastronomia local / Micro escapes
João Pessoa 48% Gastronomia, belezas naturais e proximidade Gastronomia local / Micro escapes
Porto Velho 44,44% Biodiversidade amazônica, gastronomia local e natureza Turismo sustentável / gastronomia local
Tel Aviv 42% História, cultura e atrações diversificadas Slow travel / JOMO / Viagens transformadoras
Assunção 42,86% Passeios, compras, proximidade com grandes capitais Micro Escapes
Macapá 38% Natureza, sustentabilidade e belezas naturais Turismo sustentável / JOMO
Porto 22% Gastronomia, história e cultura Gastronomia local /

Slow Travel

 

Top 10 Destinos mais populares – Recorte Brasil

 

2018 2019 Diferença na classificação
  1. São Paulo
  1. São Paulo
         = 0
  1. Rio de Janeiro
  1. Rio de Janeiro
         = 0
  1. Lisboa
  1. Lisboa
         = 0
  1. Miami
  1. Salvador
↑ 1
  1. Salvador
  1. Brasilia
↑ 3
  1. Nova Iorque
  1. Fortaleza
↑ 1
  1. Fortaleza
  1. Recife
↑ 2
  1. Brasilia
  1. Porto Alegre
↑ 2
  1. Recife
  1. Buenos Aires
↑ 3
  1. Porto Alegre
  1. Belo Horizonte
↑ 4

 

 

Para mais informações do estudo global, acesse https://www.skyscanner.com.br/midia/tendencias-de-viagem-2020

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo