GOVERNO

Embratur apresenta dados do crescimento do turismo brasileiro

image002

O presidente Gilson Machado Neto destacou as principais ações que já trazem resultados positivos para o setor na última reunião do ano do CNT

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, apresentou as principais conquistas para o turismo em 2019 na 55ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Turismo, que integra a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG), e conta com a presença de representantes do Ministério do Turismo, do trade turístico e de organizações internacionais. O evento acontece entre hoje (3) e sexta-feira (6) na capital mineira.

Na pauta principal da reunião o balanço sobre avanços e próximos passos do setor. Além disso, os participantes acompanharam as ações do turismo nos primeiros 300 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro. Para o presidente da Embratur, este é o momento ideal para desenhar os próximos passos para que o “Brasil deixe de ser o país do potencial e passe, de fato, a ser sucesso, especialmente na área do turismo”, disse Gilson.

Na sua fala, Gilson Machado Neto destacou as medidas adotadas pelo governo Jair Bolsonaro que já alcançaram ganhos para o setor. A isenção de vistos a países estratégicos – Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão já estão liberados desde junho deste ano, já China e Catar, o presidente Bolsonaro anunciou em outubro – vigente há pouco mais de cinco meses, tem se mostrado um importante acerto do governo brasileiro. Dados preliminares do Ministério do Turismo apontam que a entrada de turistas americanos, canadenses e australianos no Brasil cresceu 25% em outubro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2018.

Outro ponto que o presidente Gilson destacou foi a assinatura da Medida Provisória que transforma a Embratur em agência. “O objetivo do governo federal é simples: dobrar, ou até triplicar, a chegada de turistas internacionais no país. Desde 1999, a entrada de estrangeiros no Brasil está estagnada na casa dos 6 milhões. Um número aquém das capacidades turísticas brasileiras. Temos a maior potência de ecoturismo no mundo, boa infraestrutura e um litoral único, com 365 dias de água quente”, defendeu o presidente da Embratur.

Ele adiantou que outra meta do é ampliar a arrecadação com turistas estrangeiros. Atualmente, o país capta U$ 5,8 bilhões, número que deve atingir a marca de U$ 19 bilhões. “Se não obstruírem os avanços do turismo, podem ter certeza que vamos atingir esses novos parâmetros”, concluiu Gilson Machado Neto, pedindo apoio de todos os participantes do CNT pela aprovação da MP que está no Congresso Nacional e que tem até 120 dias para ser votada.

Além disso, o presidente da Embratur destacou medidas que movimentaram o setor turístico brasileiro, como a permissão de investimento estrangeiro em companhias aéreas nacionais; afundamento de navios e apoio ao mergulho de contemplação; negociações para a instalação de resorts de grandes grupos internacionais; redução de contratos e do custo fixo da Embratur; premiação histórica na WTM Londres, um dos principais eventos de turismo do mundo, onde o estande brasileiro foi consagrado como o melhor para se fazer negócio; as novas ações de promocionais de marketing do Brasil como destino turístico; assinatura de Tratado Internacional com a Organização Internacional do Trabalho no ramo de cruzeiros marítimos, entre outras.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que chefiou o processo de transição da pasta do turismo, ressaltou o entendimento do governo federal da importância do turismo brasileiro. “Estamos falando de um setor que cresce 3% ao ano, acima da média nacional. Para cada US$ 1 investido, cerca de US$ 20 retornam. O turismo é certamente uma força econômica e será essencial para a recuperação econômica brasileira e para a geração de empregos. Turismo é uma pauta nacional, ser contra essas medidas é ser contra o país”, finalizou.

 

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo