Ahmed Safa, vice-presidente sênior de engenharia da Emirates
Embora as outras companhias aéreas também usem tecnologia semelhante, a Emirates realiza diariamente o maior número de inspeções de equipamentos de emergência a bordo via RFID, considerando que possui mais de 250 aeronaves e, então, 133 mil coletes salva-vidas devem ser inspecionados. Além disso, essa tecnologia ajuda a equipe de engenharia a manter os equipamentos de emergência em geral com 100% de integridade e conformidade dos dados, fornecendo previsões de estoque mais precisas e eficientes.
Ahmed Safa, vice-presidente sênior de engenharia da Emirates, disse: “Estamos sempre atentos às tecnologias e às suas aplicações para aumentar a conformidade, a eficiência, o bem-estar dos funcionários e, por fim, os resultados. A implementação da tecnologia RFID para rastrear equipamentos de emergência deixou nossas equipes muito orgulhosas em três aspectos: ela está alinhada aos nossos rigorosos padrões de segurança, minimiza os desafios apresentados pelas nossas operações massivas e frotas; e mostra a paixão e as habilidades do nosso pessoal. Várias equipes trabalharam para tornar esse projeto um grande sucesso.”
Uma aeronave normalmente possui cerca de 30 itens de emergência diferentes, incluindo coletes salva-vidas, berços de emergência para bebês, desfibriladores, kits de primeiros socorros, extintores de incêndio, kits médicos, garrafas e geradores de oxigênio e equipamento de respiração. No total, a Emirates possui cerca de 180 mil equipamentos de emergência em sua frota. Uma aeronave Airbus A380 possui 820 itens de emergência e, para inspecionar todos manualmente, eram necessários 350 minutos. A Emirates tem 112 dessas aeronaves na frota, além de 144 aeronaves Boeing 777, cada uma com 540 equipamentos de emergência, e a sua inspeção manual exigia 270 minutos. Agora, graças à tecnologia RFID, a Emirates Engineering pode inspecionar uma aeronave A380 em apenas 11 minutos e um Boeing 777 em apenas seis minutos, reduzindo o tempo da inspeção em 97% e 98%, respectivamente.
Escopo mais inteligente
O sistema RFID mudou consideravelmente a função e a interface de trabalho dos funcionários, melhorou a eficiência geral dos recursos e trouxe uma economia de milhões por ano. A companhia aérea possui mais de 1.800 mecânicos treinados para realizar a inspeção da aeronave. Antes do RFID, para confirmar a condição do colete salva-vidas, os mecânicos tinham que acessar o compartimento sob cada um dos assentos dos passageiros, e o total de assentos pode variar de 489 a 615 na aeronave A380 e de 354 a 428 em um Boeing 777, e depois faziam a leitura física da etiqueta de identificação. Agora, todos os coletes salva-vidas e equipamentos de emergência têm uma etiqueta RFID, permitindo que o mecânico simplesmente passe pela cabine com um leitor portátil. Os dados lidos são transferidos para um ambiente na nuvem e depois ficam disponíveis para a equipe para futuras análises.O sistema gera uma lista completa e atualizada de coletes salva-vidas inspecionados e a sua localização exata. Além disso, destaca os assentos sem coletes salva-vidas ou que estão próximos da data de validade, permitindo que sejam substituídos rapidamente.
*RFID (identificação por radiofrequência): os dados digitais codificados nas etiquetas RFID são capturados pelo leitor portátil via ondas de rádio.
A Emirates é a maior companhia aérea internacional do mundo, com uma rede global de 158 destinos em 85 países nos seis continentes. A Emirates opera 268 aeronaves modernas, além de ser a maior operadora do mundo de Airbus A380 e Boeing 777. Suas comodidades de luxo, sua culinária de inspiração regional, seu premiado sistema de entretenimento a bordo — ice — e a hospitalidade inigualável da sua icônica tripulação multilíngue de mais de 135 nacionalidades fizeram da Emirates uma das marcas de companhias aéreas mais reconhecidas do mundo.