AEROPORTOS

Aeroporto de Belém recebe turistas em clima de festa para o Círio de Nazaré

belem-interna-1

Presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, participa da abertura das festividades, na próxima terça-feira (8/10)

É chegada a hora mais esperada pelo povo do Pará – o Natal dos Paraenses – uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Realizado há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré reúne anualmente mais de 2 milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré, de acordo com a Arquidiocese de Belém. Como uma das principais portas de entrada para romeiros e turistas, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) abre, na próxima terça-feira (8/10), a programação receptiva aos turistas do Círio 2019, que contará com a presença do presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. As celebrações no terminal seguem até o dia 17.

Para dar as boas-vindas e criar um cenário festivo, os visitantes serão recebidos com uma chuva de bênçãos, ainda dentro das aeronaves – uma homenagem que será conduzida pelos bombeiros militares que atuam no aeroporto. Após o desembarque, a recepção será conduzida ao ritmo de carimbo, apresentações de bandas militares e flash mob.  Ainda haverá distribuição de fitas do Círio, cheiro do Pará e castanhas do Brasil, além da exposição cultural Coletivo de Maria.

A abertura oficial do receptivo terá início com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao aeroporto e a tradicional missa que será celebrada pelo padre Edvaldo, no terminal de passageiros, às 12h, na próxima terça-feira (8/10). Em seguida, os empregados, passageiros e usuários do aeroporto realizarão uma procissão com a imagem peregrina em visita aos lojistas e à administração da Infraero.

“O Círio de Nazaré, a maior procissão católica do mundo, se tornou um evento expressivo no calendário, não só dos paraenses, mas também de turistas brasileiros e estrangeiros. O nosso aeroporto, é responsável por 62% do fluxo de visitantes que chegam à Belém para participar do Círio, por isso, tradicionalmente, preparamos um receptivo especial para receber bem nossos passageiros”, destacou o superintendente do terminal, Fábio Rodrigues. “É uma honra poder proporcionar esse momento de fé e alegria, buscando sempre valorizar e incentivar as tradições culturais, o turismo e a economia da nossa região”, acrescentou.

 A expectativa da Infraero para esta edição do Círio é que mais de 140 mil passageiros embarquem e desembarquem no terminal paraense no período de 7 a 19 de outubro. O número é 4% maior em comparação com o mesmo evento de 2018, que contabilizou 134,6 mil operações. Para atender a grande movimentação, 45 voos extras já estão confirmados, além do aumento no quadro efetivo para garantir a fluidez e o bom funcionamento do terminal.

 As ações em Val-de-Cans são fruto de parceria entre Infraero, Arquidiocese de Belém, Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

Conforto e segurança 

Para atender a todos os usuários do terminal e garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas adicionais em períodos de grandes movimentações como o Círio 2019. Entre elas estão o reforço do quadro de limpeza, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras e ar condicionado, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção.  Na oportunidade, o Aeroporto de Belém ainda conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), do 27º Batalhão da Polícia Militar de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além do serviço de vigilância terceirizado que atua no local.

Serviço: 

 

Presidente da Infraero participa da abertura do receptivo aos turistas do Círio

Data: 8/10

Horário: 12h

Local: Terminal de Embarque de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo