O presidente da Goiás Turismo deu às boas vindas a todos os presentes, que lotaram o auditório onde aconteceu Cerimônia Oficial de abertura da Expo Turismo Goiás realizada em 19 de Julho de 2019 no Centro de Convenções de Goiânia.
Fabricio fez vários agradecimentos, dando ênfase à César Subsecretário de Indústria e Comércio de Goiás que estava representando o titular Wilder Pedro de Moraes no evento.
Agradecimento importantes e o relato de que a Goiás Turismo seria extinta, e mediante sensibilização junto ao Governador, através do trade e também dos municípios, decidiu-se que a mesma permaneceria como uma autarquia ligada e jurisdicionada a da Indústria e Comercio.
O Presidente da Goiás Turismo falou que havia sido perguntado se teria problema em extinguir a Goiás Turismo, e ressaltou que “Não, pois o problema não é de ter autonomia financeira e CNPJ, o mais importante é a gente ter liberdade para trabalharmos e vinculados a Indústria, Comércio, através do Wilder tem sido possível, pois é um parceiro para nós”.
O recuso financeiro para terminar a casa do turismo foi solicitado a Indústria e Comércio, para que esse custo não fosse efetivamente da Goiás Turismo, então brevemente será possível homologar a casa do turismo graças a esse recurso financeiro.
Fabricio também mencionou que foi procurado pela organizadora do evento Eliane, que chegou a Goiás Turismo há alguns meses atrás sozinha, e as vezes com um semblante um pouco triste e desanimada, falando sobre o evento.
O mesmo falou do momento atual, onde já a algum tempo, e isso não tem volta, não existe a possibilidade de se fazer nada seja em caráter pessoal e principalmente profissional sozinhos, falou que isso não cabe mais, isto deu uma tendência e virou um conceito onde as pessoas internalizaram isso, se faz necessária a união de esforços para concretizamos projetos.
Na ocasião, a Goiás Turismo também estava com poucos recursos, mediante pedido de Eliene Meireles sobre a opinião da Goiás Turismo, afirmamos que “a parte da Goiás Turismo seria feita, nem que fosse somente nosso estande na feira, estaríamos presentes”.
Segundo Fabrício essa atitude é justamente porque era preciso começar, e havia sido realizada uma reunião com representantes do trade que concordaram com isso.
Os agradecimentos foram estendidos as autoridades presentes, aos quais ele intitulou de “grandes parceiros” e amigos, como o Sistema S, Secretários, Municípios, Prefeitos, Deputados Estaduais e Vereadores, que todos era muito bem vindos.
Outro fator da participação da Goiás Turismo foi o fato de que a existiam algumas dificuldades e faziam dez anos que não ocorria uma feira como esta em Goiânia, nesse formato de união e cooperação para que a mesma acontecesse.
O Presidente da Goiás Turismo, relatou ter andando pelo país a fora, e inclusive no segundo semestre levará o turismo de Goiás para Londres e Portugal, sem dinheiro, apenas com parcerias, e que se faz necessário fazer esse exercício.
O mesmo ressaltou também o sentimento do tanto que somos um país importante e ao mesmo tempo do tanto que não somos reconhecidos fora do país.
Fabrício falou da análise do números e da percepção que os números no Brasil não saem do lugar, e quando cresce é muito timidamente e com muita luta. Mencionou que as reuniões com o trade é visto o quanto é necessária a união e se posicionarem junto ao Legislativo, junto ao Executivo e também ao Judiciário no ponto de vista da governança além claro do Governo Federal, Governo Estadual e também com os prefeitos;
O presidente ressaltou “o fato da gente não ter o nosso espaço muitas vezes a culpa é nossa, vamos fazer uma mea-culpa, quantas leis a gente deixou de levar aos prefeitos ? quantas apresentações bem feitas com número, dados econômicos e sociais, quantas informações e necessidades deixamos de levar aos Deputados Estaduais”
Inclusive o mesmo ressaltou que sugeriu fazer um evento junto ao legislativo para poder mostrar o que é o turismo, o desenvolvimento regional que ele gera para a economia, as experiências que ele proporciona, isso tanto na cultura quanto no meio ambiente.
“As pessoas ainda não despertaram que o turismo no Brasil, sobretudo no Goiás ainda atua de forma muito tímida, então nós temos muito potencial para crescimento”, afirmou.
Em entrevista a Anhanguera, no dia do evento, duas coisas chamaram a atenção de Fabrício “Ela falou duas coisas fantásticas, a intenção do governador em atender a todo o estado, e como missão de governo`, e coincidência a mesma da Goiás Turismo, o desenvolvimento regional”.
Segundo Fabricio o estado de Goiás é maravilhoso, todas as regiões tem algo de bom para oferecer e falou de alguns como Corumbá onde iniciará um projeto de pesca esportiva, local que não conhecia e se disse estarrecido com a beleza, a grandiosidade e o potencial.
Falou também da Chapada que é consagrada internacionalmente, Mambaí e Formosa com enorme potencial turístico, a região de águas quentes que recebem mais de 5 milhões por ano de turistas e ainda pode crescer muito, até porque o Parque Estadual de Caldas ainda não foi explorado, falou do sudoeste Goiano e da região do agro-negócio que recentemente movimentou 3,5 bilhões de negócios.
A internacionalização do aeroporto que é uma ação da Indústria e Comércio, Goiás turismo e outros parceiros onde será possível colocar o Goiás em outro patamar de visibilidade e possibilidades de negócios, também foi ressaltada.
O mesmo deixou uma mensagem sobre a Expo Turismo Goiás, “esse ato individual das duas organizadora Rose Páscoa e Eliene Meireles serve de exemplo para nós refletirmos, acreditarmos, trabalharmos com a resignação e resiliência, para que possamos acreditar que nosso segmento pode ajudar o estado. Então fica essa mensagem da necessidade de cada vez mais termos organização interna, posicionarmos nosso segmento como algo muito forte que pode mudar o estado”
O mesmo finalizou desejando boa feira a todos e rendeu as homenagens a pequena equipe da Goiás Turismo, guerreira e competente.