Como escolher o melhor destino para a minha próxima viagem? Como fazer as melhores fotos? Como montar uma mala perfeita? Que tipo de turista eu sou? Onde me encaixo no presente e no futuro do Turismo? Essas e outras perguntas foram debatidas de forma leve e interativa ao longo desta terça-feira (25), no Braztoa Desvenda 2019, evento criado para os amantes de viagens e para quem quer saber quais são as tendências desse segmento, antes de escolher seu próximo destino no mapa.
Quatro espaços da Unibes Cultural, endereço que é referência em eventos de cultura na capital paulista, foram completamente tomados por um público de mais de 1 mil pessoas interessadas na série de experiências e debates sobre o turismo no Brasil e no mundo, com atividades simultâneas como painéis – que estiveram sob o comado do ator e apresentador Felipe Solari – workshops, aulas gastronômicas e apresentações culturais, embalados por shows musicais que remetiam à cultura do Brasil e de outros países.
O pontapé inicial ficou por conta da cerimônia de posse da nova Diretoria da Braztoa 2019/2021, que está sob o comando do presidente Roberto Haro Nedelciu, eleito no último dia 22 de maio, e que contou com a presença de líderes de entidades, associados, grandes nomes do setor e Aluizer Malab, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo.
Em seu discurso, o presidente da entidade apontou como um dos objetivos de sua gestão trabalhar o lado humano das viagens, quebrando o modelo de massificação do mercado, estimulando descobertas dos clientes e, consequentemente, a buscar pelo trabalho de consultoria dos agentes de viagens e operadores. “A indústria de viagem está se reinventando a cada dia, da commoditie e da massificação, para a personalização. Temos a missão de fortalecer a cultura da viagem personalizada para que os clientes enxerguem cada vez mais os diferenciais de comprar com os agentes de viagens, nossos grandes parceiros”, disse Roberto Haro Nedelciu.
No teatro da Unibes Cultural, quatro painéis mantiveram o público com olhar atento. Entre os temas, o “Meu Destino na Tela”, abordou séries, filmes e novelas que alavancaram destinos no mundo todo. “O Destino que Habita em Mim” debateu o novo turista, que está muito mais interativo e consciente, e qual seria o modelo de sinergia entre esse viajante e o agente de viagens. Já no tema “Todo Mundo pode Turistar”, os painelistas falaram das alternativas que realmente fazem o turismo acessível, seja para turistas com necessidades especiais, para quem busca fugir de destinos consolidados ou apenas fazer uma imersão na natureza. “Bem-estar onde estiver” tratou de uma forte tendência e crescente demanda por viagens que alimentem a alma, do turismo de bem-estar.
Enquanto isso, no auditório, uma série de palestras de coaching e atendimentos individuais e personalizados foram oferecidos. Ao mesmo tempo, na Área Gourmet, os presentes degustaram e aprenderam a fazer ceviches, chai, especiarias brasileiras, vinhos, pisco sour e queijos, sendo levados a sentirem um gostinho do que podem encontrar nos destinos que têm essas iguarias como tradição.
Já que a tendência é fazer viagens instagramáveis, um workshop de como fazer as melhores fotos em viagens foi comandada pela influencer Sabrina Bull. Seguindo a linha do “how to do”, o também influencer Caio Travels convidou o público a colocar a mão na massa em uma oficina de como fazer a mala perfeita. Outras atividades como terapias alternativas, massagem tailandesa, aulas de souvenirs, e como os lenços são usados pelo mundo também foram sucesso de público.
“O novo formato do Braztoa Desvenda mostrou que estamos no caminho certo. Ao invés de falar em B2B ou B2C, trouxemos o conceito H2H, ou seja, human to human, deixando de lado termos técnicos e apostando em relações mais próximas e humanas com os agentes de viagem e com os turistas”, explicou Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA, que completa 30 anos neste mês de maio, promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Em 2019 serão realizados o Braztoa Desvenda (25/06 e 21/11), Experiência Braztoa Sul e Nordeste (Agosto), 52º Encontro Comercial Braztoa & ABAV (de 25 a 27/09), Convenção Braztoa e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Canela/RS (4 a 7 de novembro).