Governo do Estado implementa pré-cadastro dos profissionais
Com o objetivo de conhecer o quantitativo de artesãos que, ainda, não são cadastrados, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ/TurisRio), que gere o Programa de Artesanato do Estadual, está realizando a pré-inscrição online. Além de mensurar a demanda, este método irá agilizar o cadastramento do artesão que poderá dar entrada para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, no site do Programa.
O cadastramento é dividido em quatro etapas: dados pessoais, aspectos socioeconômicos, avaliação do produto (considerando matéria-prima e técnica) e registro fotográfico. A pré-inscrição online, que foi desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado – Proderj, concluirá as duas primeiras fases, sendo necessária apenas a curadoria técnica e presencial.
Para o coordenador do Programa, Saulo Romay, cadastrar os artesãos do Estado é uma vertente importante, visto que é a maneira de conhecer de fato o perfil e necessidades da classe. Saulo explicou ainda o impacto positivo que o pré-cadastro terá no atendimento.
– Reconhecer e identificar o artesão fluminense é o primeiro passo realizado pelo Programa no processo de desenvolvimento do setor. Tendo em vista a importância desta etapa, retomamos as ações de cadastramento nos municípios e em nossa sede. Agora, concluindo este processo virtualmente, e após o contato da nossa equipe, o artesão já vem para o atendimento com duas etapas concluídas. – disse Saulo.
O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, destacou a necessidade de desenvolver a atividade artesanal e seu o papel de geradora de emprego e renda.
– O artesanato pode ser um grande caminho para muitas pessoas terem uma renda e melhorar suas receitas. São mais de 13 mil profissionais atendidos, e com este método online, descobriremos as áreas que precisaremos agir. A missão da Setur é ampliar a base, para mais artífices possam frequentar cursos e se qualificarem. Ao mesmo tempo trabalhar firme na capacidade que o Estado tem de um artesanato de alto nível, que retrata a identidade cultural local – explicou Otavio.
O Programa segue o regulamento e diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal que dá direito a Carteira Nacional do Artesão. O documento reconhece o artífice como profissional, sendo uma das maiores conquistas da classe. Para a inscrição online os interessados deverão acessar o www.programadeartesanato.rj.