_Destaque

Grupo Cataratas promove ações ambientais nos parques nacionais mais visitados do país na Semana Mundial do Meio Ambiente

Plantio de 1,3 mil mudas nos Parques Nacionais da Tijuca e Iguaçu acontecem nos dias 1º e 9 de junho. Ação destaca o combate à poluição atmosférica, tema da ONU Meio ambiente para a semana mundial de 2019

Ela é invisível e passa despercebida. Com a junção de partículas menores que um grão de areia, a poluição atmosférica consegue chegar aos pulmões e causar doenças respiratórias que provoca a morte prematura de 600 mil crianças por ano. Em países mais pobres, 98% de todas as crianças menores de 5 anos estão expostas a partículas do ar acima das diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Para proteger o futuro das próximas gerações, o Grupo Cataratas — principal concessionária de turismo sustentável do Brasil — propõe uma reflexão na Semana Mundial do Meio Ambiente. As ações visam despertar a consciência ecológica sobre a necessidade de mudanças comportamentais de consumo e, consequentemente, redução da emissão de agentes poluentes no ar. Os eventos, que acontecem de 1º a 9 de junho, alertam para a importância da preservação ambiental e debatem a necessidade de intensificar o contato — principalmente das crianças – com a natureza.

“A poluição atmosférica desconhece fronteiras. A revolução ambiental acontece dentro de cada um de nós, seja quando estamos atentos para o descarte correto de lixo ou mesmo engajando pessoas em ações de plantio. Tudo está conectado e gerando impacto. Nós decidimos o que nossas ações vão gerar: impacto positivo ou negativo. Nosso trabalho tem sido gerar impacto positivo e neutralizar o negativo”, lembra Fernando Sousa, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.

As ações começam no dia 1º de junho, naquela que é considerada “a maior floresta replantada do mundo”. O Parque Nacional da Tijuca receberá 300 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. O mutirão, promovido pelos voluntários do Instituto Conhecer para Conservar e da Paineiras Corcovado, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do link: https://bitly.com/PlantioICC . O ponto de encontro é o Centro de Visitantes Paineiras, a partir das 9h.

É no local que também acontece o lançamento do livro “Criança e Natureza — Reconectar é preciso” no sábado, 8 de junho. A publicação da psicóloga Christiana Profice faz parte da roda de conversa “Infância e Meio Ambiente” que mostrará o papel do meio ambiente na vida cotidiana e como a natureza pode influenciar positivamente no desenvolvimento intelectual das crianças e como elas poderão proteger os bens naturais. Ao longo da semana, acontecerão também oficinas de empreendedorismo sustentável, trilhas e atividades infantis.

No dia 2 de junho, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) recebe a 12ª edição da Meia Maratona das Cataratas. A tradicional prova do calendário de corridas, com um cenário deslumbrante das Cataratas do Iguaçu, recebe esportistas do todo país. No sábado, 8 de junho, o PNI recebe 1.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O mutirão de plantio das mudas que foram produzidas no Marco das Três Fronteiras será feito por um grupo de corredores de Foz do Iguaçu.

— Nossa ideia com a ação é intensificar o contato das pessoas com a Natureza. Quando eu conheço e me envolvo, me torno apto a cuidar — acrescenta Sousa.

O AquaRio, no dia 8 de junho, promove o seminário “Integração Mata Atlântica e Oceanos”, com representantes da UFRJ, WWF e da própria atração. O evento apresentará as principais atividades de conservação e restauração realizados em Mata Atlântica e na costa brasileira e os próximos passos para que sociedade e natureza vivam em harmonia. O equipamento também terá ações de educação ambiental voltados para as crianças, como oficinas e peças de teatros.

A atração carioca exportará a exposição “Mar de Lixo”, que estreia em Fernando de Noronha no dia 2 de junho. A mostra leva ao público a realidade encontrada nos mares por conta do descarte inadequado de resíduos plásticos. A exposição conta com a parceria do Projeto Zoo Urbano, que traz esculturas de animais marinhos construídos a partir de lixo.

O RioZoo inaugura o Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, em parceria com a Light.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  • PARQUE NACIONAL DA TIJUCA/CENTRO DE VISITANTES PAINEIRAS

01/06 – Plantio de mudas no Parque Nacional da Tijuca

05/06 – Oficina de sabonetes artesanais

06/06 – Oficina de aproveitamento integral dos alimentos

08/06 – Roda de Conserva “Infância e Meio Ambiente — A natureza na sua essência” e lançamento do livro “Criança e Natureza — Reconectar é preciso”

08/06 –  Festival de atividades ao ar livre – Natureza em Família nas Paineiras

  • PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

02/06 – 12ª Meia Maratona das Cataratas

08/06 – Plantio de mudas no Parque Nacional do Iguaçu

  • MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

01/06 – Fabricação das mudas do plantio no PNI

  • AQUÁRIO MARINHO DO RIO

02/06 – Lançamento da atividade AquaEduca: “A poluição do ar pode impactar o mar”?

03/06 – Lançamento do programa “Protetor dos Mares”

04/06 – Bate-papo sobre os efeitos da poluição atmosférica na saúde

05/06 – Oficina de Terrário e distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica aos visitantes

08/06 – Evento “Integração Mata Atlântica e Oceanos”

08/06 – Teatro Peixe Mágico

09/06 – Evento Tomando Ciência. Tema: Poluição tem solução?

  • PARQUE NACIONAL MARINHO DE FERNANDO DE NORONHA

01/06 – Lançamento da exposição “Mar de Lixo”

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo