O Comitê Baiano para Controle da Tuberculose, com apoio da vereadora Ireuda Silva (PRB), conduz na próxima quinta-feira (28) uma audiência pública sobre maneiras de prevenir, combater e erradicar a tuberculose. O evento acontece a partir das 9h, no Centro de Cultura da Casa, e integra a semana de mobilização pelo fim da doença.
A mesa será composta pela pneumologista Maria do Carmo Corbacho, Virginia Perrcuho, representante do Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose, além de representantes do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia é o segundo estado do Nordeste com o maior número de casos de tuberculose. Foram 4.610 ocorrências e 359 mortes em 2017.
“A tuberculose matou milhares de pessoas no Brasil ao longo dos últimos dois séculos. Atualmente, devemos ter um olhar mais atento à população de rua, que é mais vulnerável e tem menos condições de prevenir e tratar. Com os avanços que temos no campo da medicina e da ciência, temos toda as condições para reduzir cada vez mais o número de casos e erradicar essa doença na Bahia e no Brasil”, diz a vereadora Ireuda, que foi convidada para o evento dado o seu trabalho em prol da comunidade negra. “A população negra também é uma das mais atingidas e também mais vulneráveis”, acrescenta.