Os turistas que visitam o Rio terão mais um motivo para ir à Lapa, uma das regiões mais boemias da cidade: o mobiliário urbano RioLapa (RioAmaLapa). A nova atração foi inaugurada hoje (10 de janeiro) e fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos. A ação é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de ampla programação diurna, incluindo atividades artísticas, além de ações de impacto social.
Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“IAmsterdam”) e Nova York (“INY”), a peça RioLapa (RioAmaLapa) tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e fica a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A estrutura, de autoria de Caio Leitão, foi produzida pela empresa de design Studio A2, com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação que reúne mais de 120 empreendimentos locais – antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais – na região da Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Carioca, Cinelândia e arredores. A realização do mobiliário teve patrocínio cultural da Antarctica (Ambev).
Presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim, sócio do Carioca da Gema, lembrou que a região é vitrine do Rio no Brasil. “A proposta é marcar o início do verão, estação mais turística do ano, atraindo mais visitantes e iniciando um processo de melhorias. Esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. Será como um cartão de boas-vindas”, ressaltou o empresário.
O idealizador da campanha foi Leo Feijó, empreendedor cultural que já restaurou diversos imóveis no Corredor Cultural para destinação artística nos últimos 15 anos e foi subsecretário na Secretaria de Estado de Cultura coordenando o setor da música. Conceitos como o de place branding e metodologias de criação de redes locais foram aplicadas no processo. “Realizamos encontros com artistas, produtores, guias de turismo, empresários, moradores e órgãos públicos para entender quais as principais demandas e assim elaborar um plano estratégico. A peça é apenas um primeiro passo, como um canal para que as pessoas expressem esse sentimento de pertencimento e relação afetiva com a Lapa e o Rio”, explica Leo Feijó.
A cerimônia teve apresentação do Bloco Afro Orunmilá e contou com a presença de representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais. Durante o evento, o diretor da Riotur, Mauricio Werner, anunciou a instalação, em breve, de um posto de informação turística para atendimento aos visitantes na Praça Cardeal Câmara, próximo ao mobiliário. Na ocasião, o superintendente do Centro, Pablo Mello, destacou que a operação Lapa Presente será permanente na Lapa. O novo mobiliário também ganhou iluminação especial feita pela RioLuz.
Ficha técnica “RioLapa”
Realização: Polo Novo Rio Antigo
Patrocínio cultural: Antarctica (Ambev)
Apoio Institucional:
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Superintendência do Centro/Prefeitura, RIOTUR, TurisRio, IRPH
Agradecimentos: IPHAN, Sebrae e SindRio
Arte: Caio Leitão, Marcelo Rodrigues e Paul Davies
Fotos: Gui Maia
Idealização: Leo Feijó
Coordenação Distrito Cultural da Lapa/SEC: Tânia Amorim
Superintendente de Artes/SEC: Patrícia Lins e Silva
Agradecimentos: Pablo Mello, Marcelo Rotenberg, Paulo Vidal, Clara Valente e Lucienne Figueiredo