O turismo é responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo na última década,
representa hoje 10,4% do PIB mundial (WTTC), movimenta US$ 8,3 trilhões no planeta e
responde por 30% das exportações globais de serviço. O setor se consolidou como um vetor da
economia.
No Brasil, o turismo reúne – em força econômica, capacidade de geração de divisas e criação
de oportunidades – as melhores condições de liderar um novo ciclo de desenvolvimento.
Desde a criação do Ministério do Turismo, o setor registrou um salto na movimentação econômica de
US$ 24,3 bilhões em 2003 para US$ 163 bilhões em 2017. No mesmo período, o número de
visitantes estrangeiros subiu de 4,13 milhões para os atuais 6,6 milhões com perspectiva de
alcançar ao final deste ano a histórica marca de 7 milhões. O número de viagens domésticas
também cresceu, passando de 138,7 milhões para mais de 200 milhões atualmente.
Construído em parceria com o mercado, o Plano Nacional de Turismo prevê a geração de 2
milhões de empregos nos próximos quatro anos pelo setor e um salto dos atuais US$ 5,8 bilhões
de faturamento com o turismo internacional para U S$ 19 bilhões. O Brasil é, hoje, 2,5 vezes
mais competitivo no Turismo (27o) que na economia como um todo (72o).
Para o país melhor aproveitar as vantagens competitivas, os líderes do setor defendem que o
turismo assuma o protagonismo na construção de um futuro melhor para o País. Para tanto,
apoiamos a continuidade da pasta ministerial sob a liderança do ministro Vinicius Lummertz,
pessoa ligada ao setor desde longa data, inclusive no Sebrae, Governo de Santa Catarina e
Embratur. A relação estreita com o mercado é importante para a condução de políticas públicas
que dialoguem com a realidade.
O atual ministro já teve o apoio do trade turístico na sua condução ao comando da pasta este
ano. Os líderes empresariais reafirmam este apoio e contam com a colaboração do governo
eleito no sentido de renovar a parceria entre o público e o privado numa relação fundamental
para o Brasil desenvolver todo o seu potencial no mercado de Viagens e Turismo.
01 de novembro de 2018.
ABAV
Associação Brasileira de
Agências de Viagens
ABCMI
Associação Brasileira de
Clubes da Melhor Idade
ABETA
Associação Brasileira das
Empresas de Ecoturismo e
Turismo de Aventura
ABIH
Associação Brasileira da
Indústria de Hotéis
ABR
Associação Brasileira de
Resorts
ABRACORP
Associação Brasileira de
Agências de Viagens
Corporativas
ABRAJET
Associação Brasileira de
Jornalistas de Turismo
ABRASEL
Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes
AVIESP
Associação das Agências de
Viagens Independentes do
Interior do Estado de São
Paulo
AVIRRP
Associação das Agências de
Viagem de Ribeirão Preto e
Região
BITO
Associação Brasileira de
Turismo Receptivo
Internacional
BRAZTOA
Associação Brasileira das
Operadoras de Turismo
CLIA Brasil
Associação Brasileira de
Cruzeiros Marítimos
CNTur
Confederação Nacional
Turismo
CONTRATUH
Confederação Nacional dos
Trabalhadores em Turismo e
Hospitalidade
FBHA
Federação Brasileira de
Hospedagem e Alimentação
FENACTUR
Federação Nacional de
Turismo
FOHB
Fórum de Operadores
Hoteleiros do Brasil
Guilherme Paulus
Conselho de Administração
da CVC
RIO CVB
Rio Convention Bureau
SINDEPAT
Sistema Integrado de
Parques e Atrações
Turísticas
SP CVB
São Paulo Convention &
Visitors Bureau
UBRAFE
União Brasileira dos
Promotores de Feiras
UNIDESTINOS
União Nacional de CVBS e
Entidades de Destinos