GOVERNO

Comitê Descubra Brasil no Paraguai reúne trade turístico na Embaixada em Assunção

Encontro acontece um dia antes da abertura da Feira Internacional de Turismo do Paraguai

    A importância do Comitê Descubra Brasil no Paraguai para a promoção do turismo brasileiro na América do Sul foi um dos temas da reunião realizada, nesta quinta-feira (11), entre o embaixador do Brasil no país vizinho, Carlos Alberto Simas Magalhães, e a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra. Realizada na Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai, a reunião faz parte dos preparativos a 15ª Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), que será oficialmente aberta nesta sexta-feira (12) e se estenderá até o próximo domingo (14).

O evento conta com a participação da Embratur, bem como diversos países da América do Sul e Latina. Depois de se reunir com o embaixador, a presidente do Instituto conversou com os membros do Comitê no Paraguai. “Esses comitês são um importante instrumento de promoção do Brasil em toda a América do Sul”, avalia Teté Bezerra, lembrando que o primeiro foi criado na Argentina, em 2001. No Paraguai, o comitê opera desde 2004.

Para o embaixador Carlos Magalhães, há um clima favorável a um aumento ainda maior do fluxo de turistas paraguaios com destino ao Brasil e a relevância do trabalho desse comitê é um demonstrativo disso. “Os paraguaios têm um apreço muito grande pelo Brasil, por suas belezas. Naturalmente, Foz do Iguaçu, pela localização, e as praias brasileiras são muito procuradas, mas temos observado que outros destinos também despertam interesse, como o Pantanal”, disse o embaixador, ressaltando o trabalho da Embratur nesse “despertar”. Para ele, ações como as desenvolvidas pelos comitês ajudam a abrir esses novos mercados.

Comitê Descubra Brasil

Cabe aos comitês Descubra Brasil, juntamente com a Embratur, a missão de promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas ao Brasil. Articulado através de parceria entre os ministérios do Turismo, por meio da Embratur, e das Relações Exteriores, por meio das embaixadas, participam dos comitês os representantes do governo, além de operadores de turismo, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens.

“As embaixadas do Brasil têm papel fundamental nesse trabalho. Elas possuem setores comerciais encarregados de promover destinos brasileiros, em parceria com a Embratur e o ‘trade’ turístico de cada país. A meta é quebrar barreiras, auxiliar em pendências jurídicas e promover reuniões que possibilitem a abertura de mercado”, informou a assessora da Embratur Leila Holsbach, que acompanhou a reunião.

O Paraguai é o quarto maior emissor de turistas para o Brasil. Em 2016, enviou 316.714 turistas. Em 2017, foram 336.646, segundo o Anuário Estatístico do Turismo de 2018. “E esse número vai crescer ainda mais. O turista paraguaio está buscando novos destinos no Brasil e consolidando os já existentes”, informou o presidente do Comitê Descubra Brasil no Paraguai, José Brunetti, representante da Gol Linhas Aéreas no grupo.

Teté Bezerra reforçou essa tendência. A presidente da Embratur lembrou que a Associação Brasileira de Resorts trata oficialmente o mercado paraguaio com prioridade. “Eles já perceberam a importância desse mercado e estão dispostos a somar”, informou. Ela aproveitou também para apresentar as novas ferramentas de divulgação que o Instituto lançou recentemente, como o Visit Brasil Marketplace (http://marketplace.visitbrasil.com), a nova plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais, e os portais Parques Temáticos (http://themeparks.visitbrasil.com/) e Surf Brasil (http://surf.visitbrasil.com/).

Além de Teté Bezerra, participaram da reunião Leila Holsbach, da Embratur, José Brunetti, da Embaixada Brasileira em Assunção, o chefe do setor de Promoção Comercial – Secom, da Embaixada no Paraguai, o diplomata Luiz Felipe Flores Schmidt e a assessora técnica do Setor de Turismo, Maria Cristina Santana Ramos, e equipe.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo