O setor de serviços cresceu em abril, avançando 1% em relação a março (série com ajuste sazonal), de acordo com Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, realizada em 12 estados brasileiros. O índice de atividades turísticas avançou 3,3% de março para abril de 2018, segunda taxa positiva seguida. A Bahia gerou impacto positivo de 3%.
Regionalmente, houve alta em sete das 12 unidades da federação. Além da Bahia, o desempenho foi bom em estados como Minas Gerais, que expandiu 2,5%, e Rio Grande do Sul, com crescimento de 3,7%. O maior destaque ficou com São Paulo (5,3%) e a principal queda com o Rio de Janeiro (-2%).
Em relação a abril de 2017, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,2%, impulsionado, principalmente, pelo aumento dos serviços de hotéis e de transporte aéreo. O turismo nacional voltou a crescer após 14 taxas negativas e uma estável e seu resultado nesse mês é o mais elevado desde setembro de 2014 (3,7%).
Demais serviços – Em comparação a abril de 2017 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços cresceu 2,2%. Além da atividade turística, que subiu 3,3% na passagem de março para abril, o crescimento foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%).