DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Prado sedia o 4o Festival das Baleias e o 2o Simpósio do Mar

Ações de educação ambiental, palestras, gastronomia, feira de artesanato, exposições fotográficas, shows eturismo de aventura – off road de sustentabilidade e turismo de observação das baleias jubarte são algumas das atrações do 4o Festival das Baleias, que será realizado entre os dias 06 e 10 de setembro no município de Prado, a 672 quilômetros de Salvador. O evento é realizado pelo Instituto RedeMar, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Prado e do Governo da Bahia, através da da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e patrocínio da  Bahiatursa.

Em sua quarta edição, o Festival das Baleias reforça a preocupação com a conservação da vida marinha, propondo a união de instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental. Mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, presentes no 2º Simpósio do Mar – Conhecer para Preservar, evento acadêmico pioneiro no nordeste, promovido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), reforçarão a discussão sobre os fatores que influenciam na erosão marinha no litoral da Costa das Baleias e no avanço das marés.

Além das atividades acadêmicas e de educação ambiental, quem visitar Prado durante o feriadão de 7 de setembro, desfrutará da cultura, descontração e animação da Arena Jubarte, onde acontecerão os shows da banda Estakazero, DJ Leandro Rallo, Amy Reggaehouse, Petra e Patchanka e, no espaço Rede Viva Mar Vivo, na Praça da Matriz, das feiras de artesanato e exposições.

De acordo com o presidente do Instituto RedeMar, William Freitas, a escolha do município para sediar esta edição do Festival das Baleias se justifica pela localização privilegiada, com 84 quilômetros de praias, algumas  sem a ação depredadora do homem, Lugares paradisíacos, com falésias, recifes de corais e áreas propícias para mergulho e avistamento de baleias. “Estamos na capital da baleia jubarte, que é uma região propícia ao acasalamento das baleias dessa espécie que vêm para essas áreas litorâneas de águas calmas e mornas, para se hospedar temporariamente, procriar e amamentar seus filhotes”. Ele destaca que, durante o período do Festival, acontecerão diversas oficinas com o objetivo de despertar nos baianos e turistas presentes uma consciência sobre a importância da preservação ambiental marinha. “Essa costa é propícia a esse espetáculo da natureza, onde as baleias saltam e bailam comemorando a vida. Esse é mais um motivo para termos o máximo de pessoas envolvidas nas ações do Festival das Baleias e nas discussões do 2o Simpósio do Mar”, ressalta.

Diogo Medrado, Superintendente da Bahiatursa,   lembra que “a Bahia é o Estado com maior número de destinos para a observação das baleias Jubarte, que proporcionam anualmente, de julho a novembro, um belo espetáculo de acrobacia. Elas são uma maravilha da natureza. Por isso é fundamental que existam eventos que conscientizem a população sobre a importância da preservação e a manutenção do turismo de observação desses mamíferos.

Vídeo: https://youtu.be/YKESpZs6I80

Fotos: https://www.flickr.com/photos/festivaldasbaleias

SERVIÇO

O Quê: 4o Festival das Baleias e 2º Simpósio do Mar – Conhecer para Preservar

Quando: 06 a 10 de setembro

Onde: Prado – Bahia

Ingresso: Gratuito

Contato: RP2 Comunicação –  71 99910 – 7495 (Rosângela Patrocínio) / 71 98702 – 1291 (Flávia Maciel)

1 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo