Em uma ação de promoção internacional organizada pela AETUR – Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes para mostrar o que de melhor existe no norte de Portugal. No próximo dia 17 de Junho, São Paulo/Santos recebe uma ação de internacionalização da região duriense e transmontana, liderada pela AETUR, uma recepção a bordo do Navio Escola Sagres para 50 operadores comerciais e agentes com o apoio da Casa de Portugal em São Paulo e da BRAZTOA.
Com paisagens arrebatadoras, história milenar, tranquilidade, silêncio, amplos horizontes, socalcos esculpidos ao longo de centenas de anos por homens e mulheres, a história de um dos vinhos mais famosos do mundo – o Vinho do Porto – o património construído e Patrimónios da Humanidade, a cultura e a gastronomia poderosa, são alguns dos “trunfos” que a região do Douro e Trás-os-Montes tem para apresentar no Brasil.
Nesse encontro os convidados terão a oportunidade conhecer mais sobre a região e de provar diferentes sabores e produtos de Trás-os-Montes e Douro. Com destaque aos vinhos e aos produtos agroalimentares. O turismo que tem assumido um papel relevante com notoriedade internacional.
Esta será a terceira ação de promoção em dois anos no Brasil, as ações estão integradas no projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” que, pela primeira vez, junta o patrimônio do Vale do Douro e Trás-os-Montes, com o legado histórico deixado pelo navegador Fernão de Magalhães e todo um conjunto de eventos que irão até 2021, comemorar a 1ª globalização, assente na epopeia da Circum Navegação.
Na opinião de Alberto Tapada, da AETUR, a aposta no Brasil faz todo o sentido: “O Brasil é um mercado fundamental para a divulgação do Douro e Trás-os-Montes, pois há cada vez mais visitantes brasileiros a procurar o norte de Portugal. É um mercado em crescimento, pela ligação histórica e emocional que nos une e, obviamente, pelas características únicas que o Douro e Trás-os-Montes têm para oferecer”. Por isso, esta ação foi pensada em conjunto com a BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores Turísticos, a Casa de Portugal em São Paulo e a Unidade de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação
“A BRAZTOA é uma mais valia neste processo, pois sendo uma associação de operadores turísticos é importante que tenham uma ligação com os operadores do lado de Portugal, que conheçam melhor a região, os nossos produtos e ofertas, favorecendo a cooperação empresarial”, refere Alberto Tapada.
Para Paulo Machado, vice-presidente da Casa de Portugal, “não poderia haver melhor cenário que o Navio Escola Sagres (considerado o navio mais bonito do Mundo) para realizar essa ação promocional uma vez que o navio é um cartão de visita de Portugal. Construido em 1937 pela Marinha Alemã, na II Guerra foi capturado pelos Estados Unidos, depois vendido à Marinha do Brasil em 1948, sendo adquirido pela Marinha de Portugal em 1961 e desde então desempenha um papel muito importante na promoção de Portugal, pois já deu 3 voltas ao Mundo.
Para além do Brasil, esta ação de internacionalização vai também acontecer na Argentina e no Uruguai, encerrando o périplo numa outra iniciativa, também a bordo do Navio Escola Sagres, a decorrer em Le Havre (França) no início de Setembro, encerrando assim a 1ª fase da programação promocional regional, que decorrerá até 2021.
Sobre o Navio Escola Sagres:
http://www.vortexmag.net/o-navio-mais-bonito-do-mundo-e-portugues/
https://pt.wikipedia.org/wiki/NRP_Sagres_III
Sobre a AETUR:
Sobre a Casa de Portugal