Os festejos juninos do Brasil, entre eles o de Campina Grande, Bananeiras, Santa Luzia e João Pessoa, na Paraíba, serão apresentados em quatro países da Europa entre os dias 7 de abril e 28 de maio em Lisboa, Madri, Roma e Paris. A iniciativa é da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do projeto Brasil Junino, que é uma amostra do tradicional São João brasileiro.
A Embratur vai destacar as principais festas, como a realizada em Campina Grande. Já, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vai mostrar aos agentes de viagem europeus as peculiaridades dos eventos de outras cidades, inclusive, João Pessoa, considerada a porta de entrada dos turistas no estado.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que por intermédio de uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secional Paraíba (ABIH-PB), haverá também um processo de capacitação para agentes de viagem. Serão ao todo 320 profissionais do turismo que comercializam os roteiros diretamente com o público final. Durante as ações da Embratur será exibido um vídeo institucional com tradução para os idiomas de cada nacionalidade.
Durante a apresentação do Brasil Junino será montado um verdadeiro arraial, no qual serão realizados shows, apresentação de quadrilhas, além de serem oferecidos pratos típicos da época. Em Lisboa estão confirmadas as apresentações dos paraibanos Elba Ramalho, Os Gonzagas e Lucy Alves. Os eventos acontecerão em espaços públicos das capitais européias e terão entrada grátis.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, defende a promoção internacional das festividades juninas como uma alternativa no combate à sazonalidade turística. “Depois do carnaval, o São João é considerado o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros. Queremos, com essa estratégia, assegurar uma procura ao longo de todo o ano”, explica.
A ação tem a expectativa de atingir um público direto de mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa especializada e formadores de opinião de países considerados estratégicos. “Portugal, Espanha, Itália e França estão no bloco dos principais emissores de turistas para o Brasil, além de possuírem predileção pelo turismo cultural. Apoiar ações como essa é uma grande oportunidade para mostrar as tradições juninas como mais uma opção de manifestação artística popular além do carnaval”, reforça Lummertz.