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Embratur defende unificação de agentes públicos e privados para o fortalecimento do turismo no Brasil

Durante IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, diretor de Marketing e Relações Públicas, Sérgio Flores, destaca a importância dos eventos associativos para o desenvolvimento econômico brasileiro

O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Sérgio Flores, destacou, nesta segunda-feira (20), a importância da unificação de agentes públicos e privados para fortalecimento do setor de turismo no País. “Temos que estar atentos às demandas do mercado e ter verdadeiro foco no cliente, que é o turista”, disse. Ele participou da abertura oficial do IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

 Durante sua apresentação, o representante da Embratur falou sobre o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos do Instituto, que atua em sinergia com diversos parceiros, como os Conventions e os Estados, exaltou o segmento MICE – Mettings, Incentives, Conventions and Events (Encontros, Incentivos, Convenções e Eventos)  e apresentou números relevantes para a economia do País.

 “O Brasil tem obtido relevância com a realização de eventos internacionais associativos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e estrutural de diversas cidades brasileiras. Hoje, o nosso País ocupa a 11ª posição no ranking dos que mais sediam iniciativas com esse perfil, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA [International Congress & Convention Association]. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que segmento MICE receba cada vez mais atenção nas estratégias de promoção da Embratur”, afirmou o diretor.

O diretor destacou os resultados desse trabalho, que refletem diretamente no posicionamento que o País vem alcançando entre as lideranças mundiais do segmento de eventos. “O número de turistas, de ingresso de divisas e cidades brasileiras com infraestrutura para recebimento de um público de alto nível, do segmento MICE, tem crescido e se fortalecido anualmente”, disse. “Desde quando a Embratur passou a se dedicar exclusivamente à promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram aumento de 369%”, finalizou Sérgio Flores.

O MICE é o 2º segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o Brasil, após o de Lazer. “Com um gasto médio diário de US$ 329,39 – segundo uma pesquisa realizada pela Embratur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas –, o turista estrangeiro de Negócios e Eventos ainda faz uma divulgação espontânea do destino, estimulando a vinda de futuros visitantes, se mostrando de grande valia para o turismo no Brasil”, completou o diretor.

O Congresso é um encontro anual dos Convention & Visitors Bureaux de todo Brasil e convidados da América Latina e do Caribe. Faz parte da programação do evento, palestras com diversas finalidades e reunião de representantes de toda cadeia produtiva associada aos CVBx.

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