O Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG), no norte de Minas Gerais, completa, no próximo dia 18 de dezembro, 36 anos de operação sob a administração da Infraero. Localizado a sete quilômetros do centro de Montes Claros, uma cidade-polo industrial, o terminal representa um importante instrumento de fomentação do desenvolvimento na região.
O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para 500 mil passageiros/ano, operando diariamente das 5h à 1h. Em 2016, até novembro, foram registrados 256.380 embarques e desembarques. A pista de pousos e decolagens tem 2,1 metros de comprimento por 45 metros de largura. Até outubro deste ano, foram contabilizados 7.087 operações.
No terminal de passageiros, os usuários contam com nove estabelecimentos – entre lanchonetes, cachaçaria, acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa. O passageiro também tem à disposição cinco banheiros – masculino e feminino. Vale ressaltar que todo o terminal de passageiros conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque e calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Investimentos
Nos últimos cinco anos, o aeroporto tem passado por reformas. A partir de 2011, foram realizados vários serviços, incluindo a climatização e a readequação do terminal, atendendo aos itens de acessibilidade e operacionalidade. Em 2014, foram realizadas as obras do novo estacionamento para veículos, que conta agora com 202 vagas para carros – incluindo 10 para idosos e cadeirantes – e 36 vagas para motos.
No último dia 7 de novembro, foram iniciados os trabalhos de revitalização do pavimento da pista de pousos e decolagens, que compreende serviços de revitalização da sinalização horizontal e medição de atrito. Os serviços, que contam com investimentos na ordem de R$ 500 mil, visam a ampliar o nível de segurança operacional , e têm término previsto para o dia 21 deste mês.
Atualmente, o terminal conta com seis voos diários da Azul Linhas Aéreas Brasileiras – com destino a Confins (MG) e conexões – e duas operações diárias da Gol para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e conexões.
Curiosidades
Apesar de inaugurado em 1939, pelo então governador de Minas Gerais Benedito Valadares, o aeroporto passou a fazer parte da Rede Infraero somente em 1980. A primeira empresa aérea a operar na região foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros à Belo Horizonte, Salvador e Recife, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal.
O nome oficial de Aeroporto de Montes Claros foi alterado em 2003, passando a se chamar Mário Ribeiro em homenagem ao médico e político, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade.