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sábado, novembro 23, 2024
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Parceria Brasil-Argentina pauta a mídia internacional

Ação conjunta visa a atrair visitantes de longa distância e aumentar tempo de estadia no continente

Brasil e Argentina têm uma agenda conjunta ambiciosa para o turismo regional. Durante visita ao País vizinho, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, concedeu entrevista ao Telam, veículo oficial do governo local, que publicou reportagem positiva com destaque para a carta de intenções assinada na última semana com o ministro do Turismo argentino, Gustavo Santos. Segundo a matéria, Lummertz revelou sua pretensão de aumentar em um milhão a quantidade de visitantes que passam de um País para o outro.

A princípio, o novo fluxo promete enviar 400 mil visitantes da Argentina para o Brasil e 600 mil do Brasil para a Argentina. De acordo com o veículo, a medida também visa atrair mais turistas da Ásia, em especial da China, que é considerada o mercado emissor de turistas mais importante do momento. “Num mundo cheio de desafios globais, precisamos trabalhar juntos para fortalecer o Mercosul. Além de um parceiro com grande potencial, a Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil”, afirma o dirigente.

Quando o assunto é o fluxo de visitantes estrangeiros, Lummertz reconheceu que os argentinos são os mais assíduos no Brasil: trata-se de um negócio em duas mãos, que gira em torno de R$ 3 bilhões anualmente. “Apesar desse fluxo, o gasto diário desses visitantes foi de US$ 60 por dia, contra US$ 150 de brasileiros, que se hospedam por menor tempo na Argentina”, pontuou.

Em relação aos parques nacionais do Brasil, o presidente da Embratur considerou na entrevista que eles deveriam imitar o estilo de desenvolvimento da Argentina, onde há mais liberdade par concessão de licenças para instalação hotéis e outros empreendimentos turísticos. Natural de Santa Catarina, Lummertz explicou ao Telam que os argentinos vão às praias do estado sulista à procura de “praias com águas mais quentes”. “O parque  Beto Carrero recebe dois milhões de visitantes, assim como a região turística de Gramado que, com apenas 40 mil moradores, abriga 6,5 milhões de visitantes por ano”, comentou Lummertz. O veículo Punto a Punto também lançou luz sobre a entrevista realizada com o presidente da Embratur, durante a Feria Internacional de Turismo (FIT).

 

Repercussão positiva

A visita do presidente Vinicius Lummertz à FIT América Latina rendeu ao Brasil notas de reconhecimento positivo na Argentina.Historicamente, o País responde por mais de 20% do total de 6,3 milhões de estrangeiros que desembarcam no Brasil. De forma contraditória, somente em 2015, os hermanos investiram US$ 60 milhões em promoção internacional – três vezes mais que o Brasil, que destinou menos de US$ 20 milhões para divulgar seus destinos turísticos no mundo.

Clarín, diário de maior circulação da Argentina, deu visibilidade às praias e atrações de Búzios: “A areia, a temperatura da água, a paisagem com o morro intensamente verde são uma combinação ideal para uma boa tarde no município. Quando se pensa em Búzios, o importante pensar se estar sempre se movimentando para buscar praias novas é o que se busca. São tantas opções de que, em uma semana, dificilmente se visitaria a mesma praia mais de uma vez”, concluiu o texto do Clarin.

O portal Reporte Brasil destaca o Rio de Janeiro como um novo destino para o turismo queer. Entre pontos do estado, a reportagem aponta Ipanema e a praia de Bolsa, em Copacabana, como itinerário popular entre a comunidade transexual. “O público LGBT é considerado um dos mais atraentes para o mercado turístico e move milhões de dólares a cada ano. Focada neste potencial, a Embratur apoia e celebra ações para atrair mais pessoas com esse perfil aos destinos brasileiros”, declarou Lummertz à publicação.

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