Com um percurso ímpar, a tradicional regata Aratu-Maragojipe acontece neste fim de semana com a participação de centenas de velejadores procedentes não só da Bahia, como também de outros estados e países. A largada acontece no sábado (20), nas proximidades da Ilha de Maré, de onde eles seguirão navegando por águas da Baía de Todos-os-Santos. Percorrerão as águas próximas da Ilha de Itaparica, Ilha dos Frades e Reserva Ambiental Ilha do Medo, até alcançar a Barra do Paraguaçu.
Grande número embarcações como veleiros de oceano, escunas à vela e os tradicionais saveiros são esperados pelos organizadores da regata, que tem o apoio da Secretaria de Turismo/Bahiatursa.
Em edições anteriores, o evento atraiu os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov e Julio Estevez, dentre outros. A expectativa é de que mais de 500 embarcações – incluindo francesas, argentinas e norte-americanas – acompanhem o exclusivo percurso entre o mar da Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu.
Ocupação hoteleira
Os velejadores participam também da festa de São Bartolomeu, que acontece na cidade de Maragojipe, linha de chegada da regata. A festa inclui música, religiosidade, gastronomia e artesanato do Recôncavo Baiano. A cidade deve receber 10 mil visitantes, de acordo com a prefeitura municipal.
A movimentação de turistas faz a alegria dos comerciantes do município. No Hotel Maragojipe, com 64 apartamentos, as reservas antecipadas garantiram 100% da ocupação. Na pousada Oxumaré, o gerente Adalberto Soares registra 72% de ocupação, mas espera chegar a 100% com as reservas de última hora.
Prodetur
A cidade é uma das 18 que serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), com investimentos nos segmentos náutico e cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos.