Vinicius Lummertz participou de painel na casa especial do País para a Rio 2016
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, exibiu o turismo do Brasil de uma perspectiva mais ampla e em contexto macro para o Reino Unido nesta quarta-feira (17). No evento “Leadership, legacy, development: connecting the dots”, realizado pela British House, espaço especial do País para os Jogos 2016, Lummertz e profissionais das áreas de gestão e comunicação de megaeventos se reuniram em um painel sobre liderança para assegurar o sucesso em eventos de nível internacional, como a Olimpíada e Paralimpíada.
Lummertz enfatizou o efeito positivo que a abertura dos Jogos causou nos brasileiros: “Tivemos uma abertura emblemática que afetou emocionalmente a população brasileira e que agora persiste um sentimento de alegria e orgulho do nosso País, acima de qualquer adversidade”. Na mesma linha, frisou que o Brasil se destaca em todo o mundo por sua excelência nos serviços que envolvem o megaevento e que este é um importante legado para o turismo.
Sobre o setor e a promoção do destino Brasil para o exterior, Lummertz destacou o potencial da cultura brasileira e apresentou a dinâmica do País na internacionalização dos produtos turísticos em um contexto global. “Nós ainda somos um País muito fechado e abrimos agora as portas para o mundo para promover ainda mais investimentos e parcerias para o turismo de lazer e de negócios. Precisamos criar um ritmo permanente para o turismo e a promoção dos nossos destinos, além de criar um branding real para o desenvolvimento do País”, completou.
Ainda sobre o retorno de investimento que o Brasil terá após o término do período olímpico, o presidente do Instituto destacou que, além da visibilidade, a experiência de gerenciar um dos projetos mundiais mais complexos e a transformação que passou a cidade do Rio de Janeiro trazem um reflexo positivo para a imagem do País no exterior.
Participaram do painel também o deputado estadual do Rio de Janeiro, Carlos Osório; a gerente de comunicação digital da Rio 2016, Alexandra Rohr; o diretor de mídia digital da TV Globo, Erick Bretas; o sócio da EY Brazil, Alexandre Rangel e a coordenadora de Arquitetura da AECOM, empresa que desenvolveu o projeto do Parque Olímpico, Adriana Figueiredo. Os representantes falaram sobre planejamento, comunicação e execução para a Olimpíada e Paralimpíada do Rio e discutiram os efeitos positivos para gerações futuras com a realização dos Jogos.
Sobre o evento
O evento “Leadership, legacy, development: connecting the dots” foi organizado pela Chevening Alumni, programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico e reuniu profissionais do esporte, gestão, tecnologia, além de acadêmicos e executivos do Brasil e do Reino Unido. Beth Lula, diretora de marca da Rio 2016, abriu o evento com os desafios da marca e apresentou o complexo programa de branding da organização do megaevento.