Lançamento de portal com foco na experiência dos viajantes foi marcado pelo otimismo da Embratur em relação à entrada de turistas no País
O Rio de Janeiro, cartão postal do Brasil e um dos destinos turísticos mais conhecidos no mundo, foi palco do lançamento oficial do novo portal Visit Brasil, plataforma da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) que divulga o Brasil no exterior. O evento que marcou esta ação foi realizado nesta segunda-feira (15), na Casa Brasil, momento no qual o presidente Vinicius Lummertz abordou ainda as impressões do Instituto sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, o perfil dos turistas estrangeiros na capital carioca e expectativas para o mundial.
Com base em experiências vividas em atrativos turísticos no País por estrangeiros, o novo portal oferece ao visitante a possibilidade de acompanhar histórias e se inspirar durante sua visita à plataforma. “Posicionamos oVisit Brasil como a maior referência de conteúdo turístico brasileiro no mundo. A aposta da Embratur é que, com a realização dos Jogos e o crescente interesse pelo País, as mídias digitais ocupem um papel cada vez mais estratégico para despertar a curiosidade e efetivamente atrair potenciais visitantes”, afirmou Lummertz.
Sobre a Olimpíada do Rio, o presidente da Embratur se mostrou satisfeito com o sucesso do evento e disse estar otimista com os turistas internacionais no período dos Jogos: “Nos preparamos para isso e estamos fazendo bonito. O Brasil mostra mais uma vez ao mundo sua capacidade de realizar grandes eventos e já busca novos investimentos para converter nosso potencial em turismo e negócios em desenvolvimento econômico”. Informações preliminares sobre o número de turistas estrangeiros no Brasil serão divulgadas nesta quinta-feira (18).
Inovação e mobilidade
Planejado com o conceito de mobile first, o portal procura atender as necessidades dos mais de 6 milhões de viajantes que buscam, anualmente, o Brasil como destino. A plataforma apresenta, nos idiomas português, inglês e espanhol, informações relevantes dos destinos, dicas de acessibilidade, cultura, gastronomia, além de roteiros integrados, vídeos, fotos ilustrativas e espaço dedicado ao clima, temperatura e segurança. A ferramenta também interage com os conteúdos dos sites das secretarias estaduais e municipais de turismo.
O diretor de Marketing da Embratur, Sergio Flores, que também participou do evento, explicou que para construir esse modelo, o Instituto levantou tendências turísticas nacionais e internacionais, consultou agentes de viagem e secretarias estaduais, além de realizar benchmark com portais de turismo mundiais. “Tanto o conteúdo como os componentes visuais foram pensados a fim de sugerir ao turista um planejamento da viagem com conteúdos correlacionados”, detalhou Flores.
Atualmente, o portal apresenta 35 destinos espalhados pelo País, entre os quais estão as cidades que recebem as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Uma versão mais completa do visitbrasil.com será concluída em dezembro deste ano. No total, a plataforma irá abranger mais de 100 destinos e 300 atrações, com versões em chinês e russo.
Estratégias de fluxo turístico
De acordo com Lummertz, a Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que a dispensa de vistos aumente o fluxo turístico internacional em 20%. A título de comparação, a Argentina, após a medida de isenção para turistas norte-americanos, aumentou o fluxo de turistas em 25% apenas no primeiro trimestre deste ano.
Para o presidente do Instituto, é necessário que o Brasil avance também nesse sentido: “Precisamos prolongar o período de isenção de vistos no Brasil, após o período olímpico e, assim, conferir a tendência a um crescimento de médio e longo prazo do interesse dos norte-americanos e de outros estrangeiros no destino Brasil”, comentou Vinicius, demonstrando que a medida impulsionaria novos investimentos do setor no País.