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sábado, dezembro 14, 2024
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Jogo RIO 2016 são marco do turismo brasileiro, diz presidente da Embratur

Olimpíada e Paralimpíada geram ativo que deve ser potencializado pelo País

A Rio 2016 pode ser caracterizada como um marco do turismo brasileiro, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, durante painel sobre o efeito positivo de grandes eventos para a marca País, realizado nesta terça-feira (9), no Rio Media Center. Com uma audiência acumulada de mais de 5 bilhões de pessoas no mundo, os Jogos são considerados o ápice do calendário de megaeventos internacionais sediados pelo Brasil. “O desafio daqui pra frente é o que fazer com esse estoque de potencial turístico do Brasil”, disse Lummertz.

Após apresentar os atributos da Marca Brasil, Lummertz destacou que os resultados do ciclo de megaeventos realizados pelo País se dão, principalmente, na infraestrutura e na imagem. “O Rio de Janeiro foi beneficiado pelo desenvolvimento da infraestrutura urbana e do receptivo turístico que ficam como legado para a população e a ampliação da percepção mundial acerca do País”, explicou.

Segundo o presidente da Embratur, o aumento da visibilidade do Brasil repercute em potencial crescimento do interesse turístico que a Embratur pretende explorar com a promoção de campanhas direcionadas ao consumidor final. “Vamos aproveitar que o Brasil está no imaginário desses consumidores após a megaexposição propiciada pelos Jogos e diversificar os destinos comercializados”, anunciou.

A expectativa do Instituto é que a Rio 2016 atraia de 300 mil a 500 mil estrangeiros, que serão multiplicadores da experiência em seus países de origem: “Com a realização destes Jogos, vamos provar novamente a nossa capacidade de receber e encantar turistas do mundo todo. O turismo brasileiro alcança um novo patamar internacional. Continuaremos trabalhando para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”.

Durante o painel, representantes do Reino Unido e da Colômbia apresentaram as campanhas desenvolvidas em seus países. Segundo a chefe de Comunicação da Missão Britânica no Brasil, Gemma Reignez, a campanha GREAT, lançada em 144 países em 2012 com ícones britânicos para potencializar a exposição dos Jogos Olímpicos realizados em Londres, gerou 2,1 bilhões de libras em receitas de turismo, educação e negócios. Soluções inovadoras com personalidades marcaram o projeto.

O ministro conselheiro da Embaixada da Colômbia no Brasil, Juan Pablo Hernandez de Alba, afirmou que a imagem do País mudou ao longo dos últimos anos, desde a primeira campanha lançada em 2005. “A marca Colômbia mudou junto com a situação econômica e política do País”, afirmou. Atributos como o café, a costa marítima, arte, gastronomia e o seu povo foram alguns dos explorados para o trabalho.

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