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Air Canada reporta lucro de CAD$ 605 milhões no segundo trimestre de 2016

O segundo trimestre teve um EBITDAR recorde de CAD$605 milhões

 •    Lucro operacional de CAD$277 milhões
 •    A Air Canada espera um aumento de 4% para 8% do EBITDAR para todo o ano de 2016, quando comparado com o ano de 2015
São Paulo, 29 de julho de 2016 – A Air Canada reportou um recorde do EBITDAR no segundo trimestre de 2016(1) (ganhos antes de juros, taxas, depreciação, amortização e aluguel de aeronave) de CAD$ 605 milhões, em comparação com o EBITDAR recorde de CAD$591 milhões no mesmo trimestre de 2015. O segundo trimestre de 2015 incluiu um item especial que incrementou o EBITDAR em CAD$ 23 milhões. A Air Canada reportou um lucro operacional ajustado(1) de CAD$203 milhões ou 0.72 por ação diluída, em comparação com o lucro operacional ajustado de CAD$ 250 milhões, ou CAD$0.85 por ação diluída, obtidos no segundo trimestre de 2015.
 Sobre uma base GAAP, no segundo trimestre de 2016 a Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$186 milhões, ou CAD$0.66 por ação diluída, comparado com o lucro operacional de CAD$296 milhões ou CAD$1 por ação diluída no segundo trimestre de 2015.
“Estou satisfeito em reportar resultados recordes do EBITDAR para o segundo trimestre de 2016, pelo aumento da receita e do tráfego, e especialmente por nosso forte foco no crescimento do custo unitário, disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada. Apesar da economia global fraca e do ambiente desafiador, o crescimento do tráfego em todos os nossos cinco mercados geográficos excedeu o forte crescimento que tivemos no ano passado, principalmente no doméstico e nos mercados do Atlântico. No geral, a receita cresceu, incluindo um aumento do internacional para o internacional com conexões via Canadá. Continuamos a construir com sucesso os nossos principais hubs como atraentes e eficientes opções para viajantes internacionais. O foco em nossas estratégias prioritárias – com uma significante redução dos custos unitários, assim como na melhoria da flexibilidade e da habilidade em nos adaptar e a reagir a um ambiente de negócios em evolução, uma macroeconômia inesperada, ameças geopolíticas ou desastres naturais, está nos ajudando a cumprir as metas financeiras chave estabelecidas no nosso dia do investidor em 2015, assim como a margem do EBITDAR nomeada anualmente e o retorno do capital investido.
“No trimestre a Air Canada e a Air Canada Rouge lançaram 10 novas rotas internacionais e 11 novas rotas entre fronteiras, marcando o mais intenso período de expansão na história da Air Canada. Além disso, em 30 de junho atendemos mais de 160.000 passageiros, estabelecendo o maior recorde de todos os tempos, o qual esperamos superar durante o próximo final de semana prolongado de agosto. Gostaria de agradecer aos nossos funcionários pelo foco em cuidar dos nossos passageiros, e em ajudar a Air Canada a se tornar uma lider global na indústria,”concluiu Rovinescu.
Destaques da declaracão de renda do segundo trimestre
No segundo trimestre de 2016, o recorde de CAD$ 3.143 bilhões da receita do sistema de passageiros incrementou em CAD$61 milhões, ou 2% a partir do segundo trimestre de 2015. O incremento de 9.3% do tráfego refletiu no crescimento de todos os cinco mercados geográficos da Air Canada.
Uma redução de 6.8% do yield resultou no aumento de 4.2% na etapa intermediária (reduzindo 2.4% do yield no sistema) assim como o aumento da capacidade do mercado e os preços competitivos, afetando principalmente os serviços da Europa e do doméstico.
Como discutido previamente, a estratégia de rede da Air Canada para o crescimento do lucro sustentável envolve uma etapa intermediária mais elevada, um aumento do número de assentos, tarifas menores de longa distância para os mercados de lazer e um crescimento proporcional significativo do tráfego de conexões internacionais, as quais contribuiram, como esperado, para o declínio do yield. No segundo trimestre de 2016, os gastos operacionais de CAD$3.181 bilhões aumentaram CAD$90 milhões, ou 3% a partir do segundo trimestre de 2015.
Este crescimento foi devido ao impacto do aumento de 11% da capacidade e do impacto desfavorável da cotação do dólar canadense, mais fraco em relação a moedas estrangeiras designadas para gastos operacionais, não para gastos com combustível, que aumentaram CAD$51 milhões no segundo trimestre de 2016. Estes aumentos foram em parte compensados pelo impacto da redução de CAD$141 milhões dos gastos de combustível sobre o mesmo período.
Os custos da Air Canada por assento disponível por milha (CASM na sigla em inglês) reduziram 7.3% a partir do segundo trimestre de 2015. O CASM(1) ajustado da companhia aérea, que exclui gastos com combustível, o custo de pacotes terrestres da Air Canada Vacations e itens especiais, reduziu 1.1% a partir do segundo trimestre de 2015, o que foi melhor que o aumento de 2% para 3% previsto no release da Air Canada de 29 de abril. O resultado do CASM previsto foi melhor devido aos gastos menores das companhias regionais, gastos com manutenção de aeronave, salários, benefícios e outras reduções de gastos operacionais.

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