Encontro na capital paraibana foi proposto pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
O Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Lima, esteve em João Pessoa (PB) nesta segunda-feira (11) para participar de audiência pública com objetivo de solucionar a situação da barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. Atualmente, o local está em estado de degradação ambiental por conta da erosão causada pelo mar.
A região de Cabo Branco abrange o ponto mais oriental das Américas. Lá está localizado o Farol do Cabo Branco, um dos atrativos mais frequentados por quem visita à capital paraibana. “Se agravado, o assoreamento da barreira pode atingir as praias mais frequentadas da cidade. Além disso, garantir melhorias na infraestrutura urbana é garantir a segurança do turista”, reforçou o secretário.
Para solucionar este impasse, o Ministério do Turismo está investindo cerca de R$ 6 milhões em obras de contenção. “É preciso dar celeridade a esse processo de licitação para início das obras”, explicou Neusvaldo.
Durante o encontro, a prefeitura de João Pessoa se comprometeu a dar agilidade nos documentos de licenciamento ambiental para que o alvará que concede o início das obras seja expedido. Além dos parlamentares Wilson Filho (PTB) e Luiz Lauro (PSB) – membros da Comissão do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados – participaram da audiência os representantes dos Ministérios da Integração e do Meio Ambiente, do governo estadual, municipal e sociedade civil.