Agenda bilateral oportunizou a criação de rota turística incluindo municípios de Portugal, Minas Gerais e São Paulo
A busca por novas parcerias e pelo avanço para a cooperação técnica entre Minas Gerais e Portugal marcou o III Encontro Ourém-Minas Gerais, realizado entre 29 de junho e 02 de julho na cidade portuguesa de Ourém. Durante a programação, que contou com a presença de representante da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foram apresentados projetos para prospectar parcerias turísticas entre o País lusitano e o estado de Minas Gerais e oportunidades de geração de novos negócios.
Na ocasião, foi firmado um acordo para a criação de rota turística religiosa integrando Fátima-Ourém e o Caminho Religioso da Estrada Real. “A nova rota terá vários elementos promocionais, incluindo um passaporte para ser carimbado em cada uma das etapas, com destaque para Fátima, o santuário de Nossa Senhora da Piedade (MG) e de Nossa Senhora da Aparecida (SP). Vai abranger um município português, 33 de Minas Gerais e seis de São Paulo”, afirmou o Secretário do Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
A programação incluiu a apresentação dos destinos e segmentos turísticos brasileiros, realizada por Rodrigo Corrêa, executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Portugal. A delegação brasileira presente no evento foi composta por 50 empresários e autoridades, além do representante da Embaixada do Brasil em Portugal, Pedro Taunay.
O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, destaca que a região de Fátima e Ourém são referências mundiais do turismo religioso, recebendo mais de 600 mil turistas internacionais ao ano. “Este é um dos nichos que mais crescem no mundo. O Brasil deve aproveitar essa experiência de Portugal na estruturação de produtos para explorar o potencial turístico nacional, como é o caso do interior de Minas Gerais”, comenta.
Sobre o mercado
Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo registram que Portugal é o 10º maior emissor global de turistas ao Brasil e 5º maior da Europa. Somente em 2015, mais de 162 mil portugueses visitaram o País. Atualmente, existem 74 frequências semanais diretas, ligando os dois países. De acordo com o Panorama de Mercados Europeus, estudo elaborado pela Embratur, 2015 foi o melhor ano em termos de vendas de viagem e pacotes brasileiros para o mercado português.